Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cinco mortos devido a febre hemorrágica na Tanzânia

Uma misteriosa doença que matou cinco pessoas na Tanzânia foi identificada como sendo proveniente do vírus Marburg, um "primo" do Ébola que também causa febre hemorrágica, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Cinco mortos devido a febre hemorrágica na Tanzânia
Notícias ao Minuto

18:17 - 21/03/23 por Lusa

Mundo Tanzânia

"Os resultados do nosso laboratório de saúde pública confirmaram que a doença foi causada pelo vírus de Marburgo", disse a ministra da Saúde, Ummy Mwalimu, apelando à população a permanecer calma, "uma vez que o governo conseguiu conter a propagação da doença".

Três pacientes estão no hospital e 161 contactos estão a ser monitorizados pelas autoridades, acrescentou.

"Não há razão para pânico ou interrupção das atividades económicas (...) Temos tudo o que precisamos para controlar esta doença contagiosa", garantiu a ministra.

O vírus Marburg é um agente patogénico altamente perigoso que causa febre alta, muitas vezes acompanhada de hemorragia multiorgânica, e reduz a capacidade do organismo de funcionar corretamente.

É um membro da família dos filovírus, que também inclui o vírus Ébola, que tem causado várias epidemias mortais em África.

O hospedeiro natural do vírus Marburg é um morcego africano da fruta, que transporta o vírus mas não adoece. Estes animais podem transmiti-lo aos primatas que vivem perto deles, incluindo os humanos. A transmissão intra-humana ocorre então através do contacto com sangue ou outros fluidos corporais.

As taxas de mortalidade por casos confirmados variaram entre 24 e 88% em surtos anteriores, dependendo da estirpe do vírus e do tratamento dos doentes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente não existe vacina nem tratamento antiviral, mas estão a ser avaliados tratamentos experimentais, incluindo derivados do sangue, imunoterapias e terapias medicamentosas, segundo a OMS.

Onze pessoas morreram da doença de Marburg na Guiné Equatorial, num surto comunicado pela primeira vez em 07 de janeiro.

Leia Também: Os sintomas da "doença misteriosa" que já matou cinco pessoas na Tanzânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório