Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Presidente mexicano chama "mentiroso" ao Departamento de Estado dos EUA

Em causa está um relatório publicado na segunda-feira, que dá conta de alegados casos de violação dos direitos humanos no México.

Presidente mexicano chama "mentiroso" ao Departamento de Estado dos EUA
Notícias ao Minuto

17:18 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA/México

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, rejeitou, esta terça-feira, críticas ao historial do seu governo em matéria de direitos humanos, acusando os elementos do Departamento de Estado dos EUA de serem "mentirosos".

O relatório, divulgado na segunda-feira, fala em relatos de assassinatos ilegais ou arbitrários cometidos por polícias, militares e outras autoridades, bem como o desaparecimento forçado por agentes do governo, casos de tortura e tratamento desumano por parte das forças de segurança.

"Impunidade e índices extremamente baixos de processos legais continuam a ser um problema para todos os crimes, incluindo abusos de direitos humanos e corrupção", lê-se ainda no mesmo.

Questionado sobre o relatório numa conferência de imprensa, López Obrador desvalorizou, dizendo que os norte-americanos "estão a mentir", e acusando-os de acreditar que "são o governo do mundo".

"Não vale a pena ficar com raiva, é assim que eles são", disse López Obrador, que tem um encontro marcado com o ex-secretário de Estado dos EUA, John Kerry, no México, ainda nesta terça-feira.

O relatório "não é verdadeiro, eles são mentirosos", disparou López Obrador, citado pela agência de notícias Reuters.

Leia Também: 'El Chapito'. Rapaz de 14 anos detido no México por matar oito pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório