Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"É muito grande". Descoberta nova espécie de aranha-alçapão na Austrália

O animal foi descoberto na Austrália, e, apesar de serem boas notícias, a espécie em causa pode estar em perigo.

"É muito grande". Descoberta nova espécie de aranha-alçapão na Austrália
Notícias ao Minuto

13:22 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Aranhas

Investigadores do Museu de Queensland descobriram, na semana passada, uma nova espécie de aranha-alçapão, num local de mato, na cidade de Bundaberg, Austrália.

"As fêmeas têm quase cinco centímetros de comprimento", explicou o aracnologista Michael Rix, um dos responsáveis pela descoberta da espécie cujo nome científico é 'Euoplos dignitas'. "É muito grande para um aranha-alçapão", completou.

Às publicações internacionais, Rix explica que apesar de ser uma nova descoberta, nem tudo são boas notícias: a espécie pode estar em perigo por causa do desbravamento de terrenos.

"Têm tocas realmente bem camufladas nestas terras e a maioria das pessoas nem se aperceberia de que estão ali", descreveu.

Segundo o especialista, esta espécie passa os primeiros cinco a sete anos das suas vidas nas tocas, que são camufladas com alçapões feitos com uma mistura de fios de seda e fragmentos do solo circundante. Depois deste período, os machos saem da toca e começam a procurar as fêmeas. 

"Os machos desta espécie tem uma cor a que chamamos vermelho-mel - e são espantosos", referiu Rix, acrescentando que as fêmeas, por sua vez, são mais escuras, já que passam as suas vidas debaixo do solo.

"Têm também veneno nas presas, mas nenhuma das aranhas-alçapão australianas é conhecida por ser venenosa ao ponto de gerar perigo", tranquilizou o especialista, alertando, porém, que se estes animais morderem "pode doer". 

Leia Também: 'Cão-guaxinim' poderá estar na origem da Covid-19, segundo novos dados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório