Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

As revelações de uma agente da polícia britânica no (polémico) relatório

Uma antiga agente da polícia de Londres deu o seu testemunho no âmbito de um relatório sobre a atuação das autoridades, e explicou que muitos dos seus colegas, homens, consideravam que a maioria dos casos de violação se tratava de relações sexuais consentidas, mas de que as vítimas se arrependiam.

As revelações de uma agente da polícia britânica no (polémico) relatório
Notícias ao Minuto

12:49 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Os resultados de um relatório sobre a Polícia Metropolitana de Londres (Met), no Reino Unido, foram, esta terça-feira, conhecidos, e as quase 400 páginas mostram um cenário não muito animador.

De acordo com as linhas gerais traçadas por Louise Casey, indicada pelo governo britânico para a elaboração deste documento, a instituição precisa de reformas, dada o cariz "institucionalmente racista, sexista e homofóbico".

O documento foi solicitado pela Met, na sequência da morte de uma mulher - que foi antes raptada e violada - por um ex-polícia. Do documento fazem parte alguns testemunhos, como é o caso do de Alice Vinten, uma antiga agente da autoridade.

Durante 11 anos, Alice trabalhou na Met e a sua experiência é agora conhecida. "Há coisas que agora seriam consideradas como 'pornografia de vingança'", garante, citada pelas publicações britânicas.

Segundo o que a ex-trabalhadora conta, muitos colegas "viam e partilhavam fotografias íntimas" das suas namoradas, que, muitas vezes, eram também agentes daquela instituição.

A mulher contou também que foi uma vítima direta, tendo existido momentos em que, enquanto comia, havia colegas que faziam piadas sugestivas, aludindo a atos sexuais.

Para além do que tinha de ouvir diretamente, havia também conversas 'de corredor' que ouvia entre colegas. Alice garantiu que na grande maioria das conversas que ouvia sobre violações, os seus colegas diziam que se tratava de relações sexuais consensuais, mas depois as mulheres se arrependiam, ou então que "as mulheres traiam e diziam que era violação para se safar".

"Se se expulsarem as pessoas que fazem estes comentários, tiramos aqueles que não prestam", disse.

Já ontem, antes de serem conhecidos os resultados do relatório, Alice recorreu ao Twitter para falar sobre o que se seguia. "Esta semana vai ser difícil para todos nas autoridades. Obrigada aos bons agentes que vão ouvir. Não nos esqueçamos de agradecer, amar e cuidar das mulheres que serão chamadas a dar o seu tempo (muitas vezes de graça) para discutir o relatório. Isto implica, muitas vezes, um enorme custo emocional", escreveu numa publicação.

Leia Também: Uma Imagem Solidária apoia mulheres com deficiência vítimas de violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório