Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Deportações? Rússia planeia reunião do Conselho de Segurança da ONU

A Rússia passa a deter a presidência rotativa deste Conselho já no próximo mês de abril.

Deportações? Rússia planeia reunião do Conselho de Segurança da ONU
Notícias ao Minuto

08:16 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Rússia planeia realizar uma reunião informal do Conselho de Segurança da ONU, no início de abril, que deverá debruçar-se sobre aquilo que Moscovo diz ser "a situação real" das crianças ucranianas deportadas para a Rússia, relata a Associated Press. 

Em causa está uma questão que motivou, inclusive, o anúncio de um mandado de detenção sobre o presidente russo, Vladimir Putin - devido aos crimes de guerra alegadamente praticados por via do rapto destas crianças. 

Em conferência de imprensa esta segunda-feira, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, explicou que Moscovo planeou tal reunião muito antes do anúncio do TPI, na sexta-feira.

Na semana passada, o TPI defendeu a detenção de Putin argumentando que o presidente russo "é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal e de transferência ilegal de (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".

Sobre este tema, Vassily Nebenzia disse que a questão foi "totalmente exagerada", o que motivou a iniciativa russa para uma reunião do Conselho de Segurança da ONU por volta do próximo dia 6 de abril. 

Na perspetiva do embaixador russo na ONU, as crianças foram levadas para a Rússia "simplesmente" com o intuito de "poupá-las do perigo que as atividades militares podem trazer". Questionado, por outro lado, sobre se Moscovo pretendia devolver as crianças a território ucraniano, Vassily Nebenzia apontou: "Quando as condições forem seguras, é claro. Por que não?"

De recordar que, de facto, a Rússia passa a deter a presidência rotativa deste Conselho já no próximo mês de abril.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Ucrânia. Rússia diz que "repeliu ataque com drones" ucranianos na Crimeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório