Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Condenados ataques com explosivos contra vários jornalistas no Equador

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou esta segunda-feira os ataques com explosivos contra vários jornalistas no Equador e pediu às autoridades que garantam a segurança dos trabalhadores da comunicação social.

Condenados ataques com explosivos contra vários jornalistas no Equador
Notícias ao Minuto

06:36 - 21/03/23 por Lusa

Mundo Equador

Na semana passada, pelo menos três jornalistas dos canais TC Televisión, Teleamazonas e Ecuavisa receberam envelopes com explosivos escondidos em 'pen drives', noticiou a agência Efe.

Um desses envelopes, enviado ao jornalista da Ecuavisa Lenín Artieda, explodiu esta segunda-feira quando o repórter inseriu o dispositivo num computador no seu gabinete, mas o incidente não provocou feridos.

O envelope continha ameaças contra Artieda, segundo os 'media' locais.

Até agora, nenhum grupo ou pessoa reivindicou a autoria dos ataques.

O presidente da SIP, Michael Greenspon, e o presidente do Comité de Liberdade de Imprensa e Informação, Carlos Jornet, condenaram os ataques e instaram o Governo equatoriano a "investigar com celeridade" este atentado contra a liberdade de imprensa e a "agir prontamente para encontrar os responsáveis".

Estes garantiram ainda que a organização se manterá "atenta ao desenvolvimento desta grave situação que deixa em estado de choque jornalistas e empresas de comunicação".

Os jornalistas Mauricio Ayora, da TC Televisión, de Guayaquil, e Milton Pérez, da Teleamazonas, de Quito, receberam envelopes semelhantes.

A SIP é uma organização sem fins lucrativos dedicada à defesa e promoção da liberdade de imprensa e de expressão no continente americano, sendo composta por mais de 1.300 publicações e estando sediada em Miami, Florida.

Leia Também: Cartas com explosivos enviadas a jornalistas e aos 'media' do Equador

Recomendados para si

;
Campo obrigatório