Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Lei sobre álcool na Escócia terá evitado cerca de 150 mortes anuais

Quase 150 mortes anuais por consumo de álcool terão sido evitadas na Escócia, Reino Unido, com a entrada em vigor da lei que fixa um preço mínimo para a venda de bebidas alcoólicas, estima um estudo hoje publicado.

Lei sobre álcool na Escócia terá evitado cerca de 150 mortes anuais
Notícias ao Minuto

00:04 - 21/03/23 por Lusa

Mundo Escócia

A lei, a primeira do género no mundo, vigora desde 01 de maio de 2018 e, segundo o estudo publicado na revista médica britânica The Lancet, terá contribuído para uma redução de 13,4% nas mortes por consumo de álcool em geral, o equivalente a uma média de cerca de 150 mortes por ano, por comparação com a estimativa dos óbitos que teriam ocorrido se a legislação não fosse aplicada.

As estimativas foram calculadas antes da entrada em vigor da legislação (janeiro de 2012 a abril de 2018) e depois (maio de 2018 a dezembro de 2020).

Os autores do estudo - conduzido por investigadores das universidades de Glasgow (Reino Unido) e Queensland (Austrália) e do serviço escocês de saúde pública - compararam alterações no número de mortes e hospitalizações por consumo de álcool nos dois períodos, usando como controlo dados de Inglaterra, também no Reino Unido, mas onde a lei em causa não é aplicada.

Foram ainda considerados outros fatores, como o nível das restrições introduzidas durante a pandemia da covid-19.

Estatísticas oficiais mais recentes, não incluídas no estudo, apontam para um aumento de 4% na mortalidade por consumo de álcool na Escócia entre 2020 e 2021, enquanto na Inglaterra é de 7%, mas os autores do estudo consideram improvável que a inclusão de dados mais atuais altere as principais conclusões, nomeadamente a de que a legislação de 2018 está a ter "o efeito pretendido de combater as desigualdades de saúde em torno dos danos do consumo de álcool".

O artigo publicado na The Lancet realça que a redução de mortes associada à legislação sobre o álcool verificou-se na população escocesa socioeconomicamente mais carenciada (40%), estimando uma queda de 11,7% de óbitos por doença hepática alcoólica (lesão no fígado causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas) e de 23% por síndrome de dependência de álcool (alcoolismo).

Em 2016, antes da nova lei, houve um aumento de 10% de mortes na Escócia (para 1.265) relacionadas com o consumo de álcool face a 2015.

A legislação escocesa estabeleceu um preço mínimo de 50 pence (0,57 euros) por unidade de álcool (10ml ou 8g de álcool puro).

O parlamento escocês irá pronunciar-se em 2024 sobre o futuro da legislação, cujo impacto está a ser avaliado.

Em Portugal, o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) tem defendido o aumento do preço das bebidas alcoólicas através da definição de um valor mínimo por grama de álcool, para dissuadir o seu consumo excessivo e os seus efeitos na saúde.

À Lusa, o subdiretor-geral do SICAD, Manuel Cardoso, disse que o estudo da The Lancet "vem cimentar a ideia" de que a fixação de um preço mínimo para a venda de bebidas alcoólicas "é a melhor forma de gerir o acesso", em particular entre os mais pobres, a "algo que é prejudicial à saúde".

Para Manuel Cardoso, em Portugal, onde há "tolerância ao consumo" e uma "política proteccionista em relação ao vinho", uma tal política de preços só será "implementada com decisores políticos empenhados".

De acordo com o médico de saúde pública, é inaceitável que um litro de vinho possa ser vendido mais barato num supermercado do que um litro de leite.

Manuel Cardoso lembrou que "não há consumo de álcool sem risco" e que, em paralelo com medidas de prevenção dos consumos excessivos, como a política de preços, deve apostar-se no diagnóstico precoce e em "cuidar das pessoas que precisam de ser cuidadas".

Leia Também: Bebé encontrado morto em casa na Escócia. Polícia investiga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório