Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Biden presta homenagem a mulheres iranianas na celebração de Nowruz

O presidente norte-americano usou hoje a celebração de Nowruz na Casa Branca para homenagear as iranianas, jovens e mulheres, que protestaram nas ruas do Irão após a morte de Mahsa Amini, e prometeu manter a pressão no país.

Biden presta homenagem a mulheres iranianas na celebração de Nowruz
Notícias ao Minuto

23:52 - 20/03/23 por Lusa

Mundo EUA

O presidente Joe Biden, na cerimónia, revelou desejar que o feriado de Nowruz, uma tradição com quase 4.000 anos ligada à religião zoroastriana, que marca o início do Ano Persa e da primavera, fosse um momento de "esperança para as mulheres do Irão que lutam pelos direitos humanos e liberdades fundamentais".

"Os Estados Unidos estão com essas mulheres corajosas e todos os cidadãos do Irão que estão a inspirar o mundo com a sua convicção", disse Joe Biden.

O presidente disse que os Estados Unidos vão "continuar a responsabilizar as autoridades iranianas pelos ataques contra o seu povo".

Os Estados Unidos, a Europa e o Reino Unido impuseram novas sanções a funcionários e organizações iranianas, incluindo as forças militares e a polícia especial do país, devido à repressão violenta.

Os protestos começaram em meados de setembro, quando Mahsa Amini, de 22 anos, morreu nas mãos da polícia da moral, após ser detida no Irão por alegadas violações do rígido código de vestimenta da República Islâmica.

Os protestos marcaram um dos maiores desafios, à teocracia do Irão, desde a revolução de 1979.

Leia Também: Embaixador russo recusa comparar Ucrânia com Iraque. "Não era ameaça"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório