Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Trump com apoio irrisório em protesto em Nova Iorque

Cerca de 20 apoiantes do ex-presidente norte-americano Donald Trump reuniram-se hoje em frente ao tribunal criminal de Manhattan, em Nova Iorque, com o magnata a pedir grandes protestos, mas a conseguir apenas um apoio irrisório.

Trump com apoio irrisório em protesto em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

23:50 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Donald Trump

O protesto junto ao tribunal criminal de Manhattan foi convocado pelo 'New York Young Republican Club', após um grande júri ter ouvido as últimas testemunhas do caso de alegados pagamentos a uma atriz pornográfica que poderá levar a uma acusação sem precedentes na história do país.

Contudo, ao final da tarde de hoje, mais jornalistas tinham comparecido ao local do que os manifestantes.

Entre os cerca de 20 'trumpistas', o centro das atenções era um homem vestido de rato, que numa mão segurava um saco de dinheiro e na outra um cartaz que dizia "Político democrata".

Pouco tempo depois, os olhares e aplausos foram direcionados para um homem com o rosto escondido por uma máscara com as cores da bandeira norte-americana e que segurava uma placa com insultos ao atual Presidente, Joe Biden.

Entre as conversas cruzadas de apoiantes de Trump podia ouvir-se repetições de que o Republicano foi o verdadeiro vencedor das eleições presidenciais de 2020, dais quais Biden saiu vencedor.

A fraca adesão ao protesto de hoje pode ser um indicador da diminuição do apoio a Donald Trump, que durante o fim de semana lançou apelos aos seus apoiantes para protestarem contra o seu possível indiciamento em Nova Iorque.

Na prática, os seus apelos foram recebidos com silêncio pela maioria dos seus aliados mais fervorosos.

Um proeminente organizador de comícios que precederam o motim do Capitólio publicou na rede social Twitter que pretendia permanecer à margem.

Ali Alexander, que como organizador do movimento "Stop the Steal" organizou comícios para promover as alegações infundadas de Trump de que o Patido Democrata roubou a eleição de 2020, alertou os apoiantes de Trump que seriam "presos ou pior" se protestassem na cidade de Nova Iorque.

Contudo, a Polícia de Nova Iorque reforçou a segurança junto ao tribunal criminal de Manhattan e encontra-se a monitorizar várias contas nas redes sociais, que difundem retóricas incendiárias de protestos.

Leia Também: Apelo de Trump para protestos recebe reação silenciosa de apoiantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório