Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Embaixador russo recusa comparar Ucrânia com Iraque. "Não era ameaça"

A invasão da Ucrânia pela Federação Russa não é comparável em absoluto com a do Iraque pelos EUA, de cujo início passam hoje 20 anos, disse o embaixador russo na ONU, Vasili Nebenzia.

Embaixador russo recusa comparar Ucrânia com Iraque. "Não era ameaça"
Notícias ao Minuto

23:48 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O diplomata, que realçou que os EUA "nunca pediram desculpa" nem reconheceram que as razões para declarar essa guerra eram falsas - como a alegada posse de armas de destruição massiva pelo Iraque -, destacou as diferenças que, na sua opinião, existem entre as duas invasões, porque "a sua origem foi distinta".

Como disse: "O Iraque está a milhares de quilómetros (os EUA) e não representava qualquer ameaça, como se pode ver", ao passo que a Ucrânia, um país fronteiriço com a Federação Russa, constituía "uma ameaça real à segurança nacional russa".

Nebenzia, que nunca usou a palavra 'guerra' ao falar da invasão russa da Ucrânia, empregando antes a expressão 'operação militar especial', não fechou a porta a negociações com o governo de Kyiv para acabar com esta 'operação', "sempre que os ucranianos se mostrarem realistas".

Questionado o que significa "ser realista" nesta situação, definiu três condições: "desmilitarização, desnazificação e estatuto neutral da Ucrânia". Disse ainda que "quando (os ucranianos) estiverem prontos para negociar, as negociações podem começar", algo que, acrescentou, os dirigentes russos "nunca recusaram".

Leia Também: Carros de combate Leopard 2 oferecidos pela Noruega chegaram à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório