Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Macron recebe apoio parlamentar amanhã após sobreviver a moção de censura

O presidente francês Emmanuel Macron recebe terça-feira a primeira-ministra, Élisabeth Borne, e os líderes parlamentares, no Palácio do Eliseu, depois de ter hoje superado, por nove votos, uma moção de censura motivada pela polémica reforma das pensões.

Macron recebe apoio parlamentar amanhã após sobreviver a moção de censura
Notícias ao Minuto

21:55 - 20/03/23 por Lusa

Mundo França

Segundo a Presidência francesa, Emmanuel Macron vai reunir-se de manhã com Élisabeth Borne e os líderes parlamentares dos três partidos que apoiam o governo.

Mais tarde, tem agendado um almoço com os presidentes de ambas as câmaras legislativas, a da Assembleia Nacional, Yaël Braun-Pivet, e a do Senado, Gérard Lacher.

No final da tarde, os parlamentares dos partidos que apoiam o presidente vão ser convocados ao Palácio do Eliseu.

Esta sucessão de encontros ocorre após a crise política aberta pela reforma das pensões em França, que tem gerado manifestações no país, paralisações e greves em vários setores.

A oposição, que na Assembleia Nacional estava a nove votos de censurar o Governo e derrubar essa reforma, pediu ao Presidente que a abandone e convoque eleições legislativas.

Depois de o executivo aprovar a moção de censura, Élisabeth Borne garantiu que vai continuar com o programa de reformas, ao mesmo tempo de manifestações de protesto foram registadas em vários pontos do país.

Leia Também: Macron quer que reforma das pensões siga caminho democrático

Recomendados para si

;
Campo obrigatório