Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Extremistas islâmicos soltam americano e francês raptados em 2016 e 2021

O trabalhador humanitário norte-americano Jeffery Woodke, raptado em outubro de 2016 no Níger, e o jornalista francês Olivier Dubois, que também foi libertado após quase dois anos em cativeiro, chegaram hoje em liberdade ao aeroporto de Niamey.

Extremistas islâmicos soltam americano e francês raptados em 2016 e 2021
Notícias ao Minuto

15:16 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Níger

Woodke, ligado a uma organização não-governamental humanitária cristã, e que ajudava populações nómadas em Abalak no Níger, foi raptado em 14 de outubro de 2016 por fundamentalistas islâmicos e levado para o Mali, de acordo com fontes de segurança nigerinas.

Dubois, que foi raptado em 08 de abril de 2021 em Gao, no norte do Mali, foi sequestrado pela aliança fundamentalista islâmica Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (GSIM), o principal movimento extremista no Sahel, ligado à Al-Qaida.

"Sinto-me cansado mas estou bem", disse Dubois ao sair do avião, sorridente e visivelmente comovido.

"Significa muito para mim estar aqui, ser livre. Quero prestar uma homenagem ao Níger pela sua sabedoria nesta delicada missão e à França e a todos aqueles que me permitiram estar aqui hoje", acrescentou, aos jornalistas que aguardavam os dois reféns.

Ao seu lado, apoiado numa bengala, estava Jeffery Woodke.

"Os reféns foram recuperados sãos e salvos pelas autoridades nigerinas antes de serem entregues às autoridades francesas e americanas", disse o ministro do Interior nigerino, Hamadou Souley.

Olivier Dubois trabalhava para os jornais Libération e Le Point e a revista Jeune Afrique e vivia e trabalhava no Mali desde 2015, quando foi raptado.

O jornalista anunciou o seu rapto num vídeo colocado nas redes sociais em 05 de Maio de 2021.

Em Paris, a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) saudou a libertação de Olivier Dubois, destacando que se tratou do "mais longo para um jornalista francês mantido como refém desde a guerra no Líbano".

"Tivemos notícias tranquilizadoras em várias ocasiões nos últimos meses, e novamente muito recentemente: ele parecia estar em boa forma, mas estávamos preocupados com a duração do seu cativeiro", disse o secretário-geral da RSF, Christrophe Deloire, citado pela AFP.

"Foi um enorme alívio", acrescentou.

Ainda na capital francesa, o Presidente Emmanuel Macron exprimiu o seu "imenso alívio" pela libertação do jornalista, que estará "em breve de volta a França".

Numa mensagem na rede social Twitter, Macron disse que já falou ao telefone com Dubois e que estava "muito grato ao Níger" pelos esforços que desenvolveu para a libertação do jornalista.

Numa curta declaração à imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês manifestou "alegria e imenso alívio" pela libertação e escusou-se a comentar se foi pago algum resgate pela libertação.

Em Washington, fonte da administração Biden garantiu que não foi pago nenhum resgate nem estabelecido qualquer compromisso para a libertação de Jeffrey Woodke.

Leia Também: Blinken chegou ao Níger para manifestar apoio dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório