Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Partes em conflito no Iémen acordam troca de prisioneiros

Os combatentes Huthis e o Governo do Iémen alcançaram hoje um acordo sobre uma troca de prisioneiros no âmbito das negociações que decorreram na ONU, em Genebra, disse hoje a televisão das forças rebeldes Al-Masirah.

Partes em conflito no Iémen acordam troca de prisioneiros
Notícias ao Minuto

13:17 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Iémen

"O acordo que foi alcançado tem em vista uma troca" de prisioneiros, libertando "um total de mais de 880 pessoas", disse o chefe da delegação dos houthis em Genebra, Abdul Qader al-Murtada, citado hoje pela Al-Masirah.  

Segundo o mesmo canal de televisão, o acordo prevê a libertação de 181 pessoas que se encontram nas prisões dos rebeldes, entre as quais cidadãos "sauditas e sudaneses", e 706 rebeldes Huthis.   

"A troca de prisioneiros vai decorrer dentro de três semanas", indica a mesma fonte. 

As negociações entre os representantes do Governo do Iémen e os Huthis começaram no passado dia 11 de março, em Genebra, sob a égide das Nações Unidas. 

Tratou-se da sétima ronda de discussões que visavam a concretização do primeiro acordo sobre a troca de prisioneiros estabelecido inicialmente em Estocolmo, há cinco anos.  

Na altura, as duas partes concordaram em "libertar todos os prisioneiros, detidos" e detetar pessoas desaparecidas desde o início da guerra, em 2014, no Iémen. 

Os contactos de Genebra ocorrem num contexto marcado "pelo clima de reconciliação" entre a Arábia Saudita, que apoia as forças governamentais (sunitas) na guerra contra os Huthis (minoria zaidita xiita), apoiados pelo Irão. 

Para as Nações Unidas, o conflito no Iémen provocou a maior crise humanitária do século XXI, com situações de fome a níveis sem precedentes. 

Leia Também: Al-Qaeda confirma morte de um dos líderes em ataque de drone no Iémen

Recomendados para si

;
Campo obrigatório