Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Quénia. Polícia prende deputados e dispersa manifestantes com balas reais

Pelo menos três deputados quenianos e vários manifestantes foram presos nas manifestações de hoje em Nairobi, convocadas para exigir a demissão do Presidente, William Ruto, com a polícia a usar gás lacrimogéneo e balas reais.

Quénia. Polícia prende deputados e dispersa manifestantes com balas reais
Notícias ao Minuto

12:05 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Quénia

De acordo com as agências internacionais de notícias, centenas de manifestantes espalharam-se pela cidade mas não conseguiram chegar ao ponto de encontro de todas as manifestações convocadas pela oposição, já que foram dispersados com gás lacrimogéneo pela polícia que, segundo o jornal local The Standard, usaram também munições reais, com as quais feriram pelo menos uma pessoa.

A oposição parlamentar tinha convocado para hoje uma série de protestos para criticar a presidência de William Ruto, que dizem ser o responsável pelo aumento do custo de vida, a que se soma a acusação de não ter sido legitimamente eleito nas presidenciais de agosto do ano passado.

As detenções são o resultado do aviso da polícia feito durante o fim de semana, que alertou para a ilegalidade dos protestos e disse que iria deter quem fosse às manifestações.

Já hoje, o chefe da polícia de Nairobi, Adamson Bungei, afirmou que os detidos poderiam ser libertados depois de pagar a fiança.

O líder da oposição, Raila Odinga, tinha apelado, no domingo, à manutenção dos protestos, cujo objetivo era fazer uma marcha pelas ruas da capital até à State House, a residência oficial do Presidente, e vincou que os eleitores têm o direito constitucional de protestar e que a polícia devia protegê-los, já que o protesto foi publicitado com antecedência.

Leia Também: Polícia queniana lança gás lacrimogéneo para dispersar manifestação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório