Fim de cobertura
Daniela Filipe | há 1 semana
Boa noite. Encerramos aqui este acompanhamento AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. Estaremos de volta na manhã de segunda-feira, num novo registo. Até lá, obrigada por ter estado desse lado.
Putin saúda vontade da China em ter papel na resolução do conflito
Lusa | há 1 semana
O Presidente russo, Vladimir Putin, saudou hoje "a vontade da China de desempenhar um papel construtivo na resolução" do conflito na Ucrânia, uma vez que Pequim procura impor-se como mediador entre Moscovo e Kyiv.
"Saudamos a vontade da China de desempenhar um papel construtivo na resolução da crise" na Ucrânia, disse Vladimir Putin num artigo escrito para um jornal chinês e publicado pelo Kremlin, na véspera de uma visita à Rússia do líder chinês, Xi Jinping.
Pelo menos 3 mortos em ataque a edifício residencial em Zaporíjia
Daniela Filipe | há 1 semana
Pelo menos três pessoas morreram, este domingo, após um bombardeamento de um prédio residencial em Zaporíjia, segundo a administração militar daquela região ucraniana.
Outras duas pessoas ficaram feridas, de acordo com uma publicação da entidade, na rede social Telegram.
"O perigo para os civis na linha de fogo não desaparece. O inimigo não é bem-sucedido no campo de batalha com as Forças Armadas da Ucrânia, por isso mata propositadamente civis ucranianos", remata a nota.
"Quem causou a fome?" Rússia espalha 20 toneladas de cereais em estrada
Notícias ao Minuto | há 1 semana
A Rússia terá espalhado cereais ucranianos numa estrada à saída de Mariupol, cidade portuária que, este domingo, contou com a presença do presidente russo, Vladimir Putin, para uma “visita de trabalho”.
O caso foi denunciado no sábado, por Petro Andriushchenko, conselheiro do autarca da cidade ocupada, que publicou um vídeo de veículos a passar por cima das “vinte toneladas” de trigo ucraniano.
Assista ao vídeo aqui.
Incidente no Mar Negro prova "envolvimento direto" dos EUA na guerra
Notícias ao Minuto | há 1 semana
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, considerou, este domingo, que o incidente entre um drone MQ-9 e dois caças Su-27 russos no Mar Negro comprova o “envolvimento direto” dos Estados Unidos no conflito encetado pelo regime de Moscovo contra a Ucrânia, apontando que a missão do drone norte-americano “não era, de todo, pacífica”.
“É óbvio o que é que estes drones estão a fazer, e a sua missão não é, de todo, pacífica, [nem] para garantir a segurança do transporte marítimo em águas internacionais”, disse Peskov, em entrevista citada à agência Interfax.
Leia a história completa aqui.
Putin em Mariupol? "O criminoso volta sempre à cena do crime"
Notícias ao Minuto com Lusa | há 1 semana
O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, apontou que a visita do presidente russo, Vladimir Putin, a Mariupol representa o seu “cinismo e falta de arrependimento” no que diz respeito às vidas perdidas no conflito com a Ucrânia, atirando, por isso, que “o criminoso volta sempre à cena do crime”.
“O criminoso volta sempre à cena do crime. Enquanto o mundo civilizado anuncia a prisão do ‘diretor de guerra’ (Putin) caso cruze as suas fronteiras, o assassino de milhares de famílias de Mariupol veio admirar as ruínas da cidade e os seus túmulos. Cinismo e falta de arrependimento”, escreveu o responsável, na rede social Twitter.
Saiba mais aqui.
Mandado de detenção de Putin? "Vai ter consequências políticas más"
Lusa | há 1 semana
O Presidente da Sérvia considerou hoje que o mandado de captura do chefe de Estado russo, Vladimir Putin, terá consequências negativas e apenas prolongará a guerra na Ucrânia.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu o mandado de captura do líder russo na sexta-feira, acusando-o de crimes de guerra.
O TPI acusa Putin de responsabilidade pessoal em sequestros de crianças na Ucrânia durante a escalada da invasão russa no país vizinho, que começou há 13 meses.
"Penso que emitir um mandado de captura para Putin, para não entrar em questões legais, vai ter consequências políticas más, e revela que há uma grande relutância em falar de paz (e) sobre verdade" na Ucrânia, afirmou Vucic aos jornalistas, em Belgrado.
Putin diz que não queria confrontos e que esperava resolução "pacífica"
Lusa | há 1 semana
O presidente russo assegurou hoje que não desejava iniciar uma confrontação com a Ucrânia e que antecipava uma resolução "pacífica" das tensões com Kyiv antes do começo de anos de conflito que levaram à invasão russa daquele país.
Putin voltou ao tema da anexação da Crimeia em 2014, um dos precedentes diretos do atual conflito armado, para afirmar que o seu país "simplesmente não podia dar uma espada ao povo da Crimeia quando este já estava a confrontar os nacionalistas".
Kyiv acusa Putin de visitar Mariupol "de noite" para ocultar destruição
Inês Frade Freire | há 1 semana
As autoridades ucranianas acusaram hoje o presidente russo, Vladimir Putin, de visitar Mariupol, no leste do país, aproveitando-se da noite para ocultar a realidade de uma cidade totalmente destruída pelo seu exército e para evitar "olhares curiosos".
"Como convém a um ladrão, Putin visitou a cidade ucraniana de Mariupol a coberto da noite", afirmou o Ministério da Defesa ucraniano na sua conta do Twitter.
As autoridades ucranianas acusaram hoje o Presidente russo, Vladimir Putin, de visitar Mariupol, no leste do país, aproveitando-se da noite para ocultar a realidade de uma cidade totalmente destruída pelo seu exército e para evitar "olhares curiosos".
Lusa | 13:20 - 19/03/2023
Tribunal condena procurador russo a 15 anos de prisão
Inês Frade Freire | há 1 semana
Um tribunal de Zaporijia condenou Oleksandr Saulenko, governador da administração ilegal de ocupação russa na cidade de Berdiansk, no distrito de Zaporijia, a 15 anos de prisão com confisco de propriedade.
A informação foi avançado pelo prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, citado pela Sky News.
Putin em Mariupol? "Veio ver com os seus olhos o genocídio que cometeu"
Inês Frade Freire | há 1 semana
O deputado ucraniano Oleksii Honcharenko, do partido Solidariedade Europeia, condenou, este domingo, a visita de Vladimir Putin a Mariupol na noite passada.
"O criminoso de guerra veio ver com os seus olhos o genocídio que cometeu em Mariupol?", escreveu, na plataforma Telegram, questionando ainda: "Por que à noite? Estamos com medo?"
Na ótica de Oleksii Honcharenko, foi "um bom conto de fadas para russos estúpidos".
Rússia declara Melitopol como capital da região de Zaporijia
Inês Frade Freire | há 1 semana
O Ministério da Defesa do Reino Unido, divulgou, este sábado, o seu último relatório de inteligência sobre a guerra na Ucrânia, onde afirmou que as autoridades na parte ocupada pela Rússia em Zaporijia publicaram um decreto que declara Melitopol como a capital da região.
Segundo o ministério, citado pela Sky News, o governador russo da região, Evgeniy Balitskiy, terá referido que a mudança é uma "medida temporária" até que a cidade de Zaporijia seja controlada pela Rússia.
"A declaração discreta de uma capital alternativa é provavelmente um reconhecimento tácito dentro do sistema russo de que é altamente improvável que suas forças conquistem os principais objetivos previamente planeados num futuro próximo", acrescenta a atualização.
Putin visita Mariupol na primeira visita surpresa ao Donbass ucraniano
Lusa | há 1 semana
O presidente russo fez uma visita de trabalho à cidade de Mariupol, na primeira viagem de Vladimir Putin ao Donbass, no leste da Ucrânia, avançou hoje o Kremlin.
De acordo com a presidência russa, o chefe de Estado chegou de helicóptero à cidade do sul da região ucraniana de Donetsk, às margens do Mar de Azov, que no ano passado foi palco de violentos combates.
O presidente russo fez uma visita de trabalho à cidade de Mariupol, na primeira viagem de Vladimir Putin ao Donbass, no leste da Ucrânia, avançou hoje o Kremlin.
Lusa | 06:11 - 19/03/2023
Mandado de captura a Putin? Decisão "extremamente importante", diz França
Lusa | há 1 semana
A ministra dos Negócios Estrangeiros da França considerou a emissão de um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente russo por crimes de guerra na Ucrânia uma decisão "extremamente importante".
A decisão "significa que qualquer pessoa responsável por crimes de guerra ou crimes contra a humanidade terá de ser responsabilizada, independentemente do seu estatuto ou posição", sublinhou Catherine Colonna.
A ministra dos Negócios Estrangeiros da França considerou a emissão de um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente russo por crimes de guerra na Ucrânia uma decisão "extremamente importante".
Lusa | 06:10 - 19/03/2023
Para recordar...
Inês Frade Freire | há 1 semana
- Xi Jinping poderá "discutir evasão de sanções" com Putin na Rússia. O presidente chinês Xi Jinping "provavelmente discutirá esquemas de evasão de sanções" e mostrará interesse em "mediar uma solução" para a guerra na Ucrânia quando se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na próxima semana, antecipou o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).
- Mandado de captura a Putin mostra que "ninguém está acima da lei". O chanceler alemão, Olaf Scholz, saudou a decisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) de ter emitido em mandado de captura contra o presidente russo Vladimir Putin, salientando que mostra que "ninguém está acima da lei".
- Japão e Alemanha reiteram vontade de reforçar sanções contra a Rússia. O Japão e a Alemanha reafirmaram hoje a intenção de continuar a aplicar sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia e de manter o apoio a Kyiv, numa cimeira política ao mais alto nível, noticiou a agência EFE.
- Rússia "aberta a propostas realmente sérias" para resolver conflito. A Rússia está "aberta a propostas realmente sérias" sobre a resolução do conflito na Ucrânia, referiu a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova.
- "Existe apenas uma entidade que destrói a vida - é a Rússia". O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a sua última ronda de sanções - que visa mais de 400 indivíduos e empresas, incluindo o ditador sírio Bashar Al-Assad - é "parte da pressão global sobre a Rússia".
Início de cobertura
Inês Frade Freire | há 1 semana
Bom dia! Iniciamos este domingo uma nova cobertura AO MINUTO sobre os principais acontecimentos relacionados com a guerra na Ucrânia. Pode recordar todas as notícias de ontem no link abaixo:
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 07:53 - 18/03/2023
Comentários
Regras de conduta dos comentários