Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sismo de magnitude 6,5 no Equador faz um morto e causa danos materiais

Pelo menos uma pessoa morreu na sequência de um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter que atingiu hoje a província de Guayas, na região costeira do Equador, causando vários danos materiais.

Sismo de magnitude 6,5 no Equador faz um morto e causa danos materiais
Notícias ao Minuto

19:04 - 18/03/23 por Lusa

Mundo Equador

De acordo com o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador, o terramoto ocorreu às 12:11 horas locais (17,12 GMT) a 2,78 graus de latitude sul e 79,93 graus de longitude oeste.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 44 quilómetros, e a 29,12 quilómetros de Balao (Guayas), no sudoeste do Equador.

O primeiro abalo foi seguido por outro, de magnitude 4,8, a uma profundidade de 24 quilómetros, de acordo com o instituto.

A Secretaria de Gestão de Riscos referiu que foram detetados danos no centro da cidade andina de Cuenca, onde a fachada de uma casa desabou sobre um veículo, e uma pessoa foi dada como morta.

O terramoto foi fortemente sentido, inclusive na capital equatoriana, Quito, na região andina do país.

O Instituto Geofísico recebeu relatórios da população que sentiu o terramoto na província de El Oro, na fronteira com o Peru, e também na província de Loja, bem como na província costeira de Manabí e na província amazónica de Zanora Chinchipe.

O Instituto Oceanográfico da Marinha (Inocar) disse que o terramoto não reunia as condições para causar um tsunami.

O terramoto foi também sentido no Peru onde atingiu uma magnitude de 7, segundo o relatório do Instituto Geofísico Peruano (IGP), que acrescentou que dez minutos depois houve outro movimento telúrico de magnitude 4,1 na mesma área.

Os meios de comunicação locais mostraram imagens do terramoto em avenidas e centros comerciais em Tumbes, onde foram relatados alguns danos materiais, tais como a queda de uma torre de vigia de um antigo quartel militar, mas sem baixas pessoais.

O Peru e o Equador estão localizados na área conhecida como o Anel de Fogo do Pacífico, onde aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial tem lugar.

Leia Também: Sismo de magnitude 6,5 atinge costa do Equador

Recomendados para si

;
Campo obrigatório