Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Chocante". Vídeo mostra rio bloqueado por milhões de peixes mortos

Em causa está um canal do rio Darling, perto da cidade de Menindee, na Austrália.

Notícias ao Minuto

12:12 - 18/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

Milhões de peixes mortos estão a bloquear o canal do rio Darling, perto da cidade de Menindee, na Austrália. Em causa está uma vaga onda de calor que o país atravessa.

"É realmente horrível. Há peixes mortos até onde a vista alcança", disse Graeme McCrabb, um morador de Menindee, à agência France Press

Segundo o governo regional de Nova Gales do Sul, na sexta-feira, a população de peixes no rio disparou devido às recentes inundações, mas agora está a morrer devido aos "baixos níveis de oxigénio na água (hipoxia) à medida que o nível da água diminui".

"O clima quente atual na região agrava a hipoxia, já que a água quente contém menos oxigénio do que a água fria, e os peixes precisam de mais oxigénio em temperaturas mais altas", acrescentou.
 
Episódios anteriores de mortes em massa de peixes na cidade foram atribuídos à falta de água devido à seca e a um surto de algas tóxicas.

O porta-voz do departamento regional de pesca, Cameron Lay, relatou que foi "chocante" ver dezenas de quilómetros de rio cheios de peixes mortos.

Vídeos publicadas nas redes sociais mostram barcos a abrir caminho por um mar de peixes mortos que cobre quase totalmente a superfície do rio.

Ora veja.

Leia Também: Chuva de peixes? Evento climático raro aconteceu na Austrália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório