Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente da Nigéria defende vitória em eleição "justa e credível"

O Presidente eleito da Nigéria, Bola Tinubu, defendeu a sua vitória numa eleição "justa e credível" e salientou que "este não é o momento para azedume e recriminação", face a queixas da oposição sobre irregularidades nas eleições.

Presidente da Nigéria defende vitória em eleição "justa e credível"
Notícias ao Minuto

18:40 - 17/03/23 por Lusa

Mundo Nigéria

"A honra da vitória e a enorme responsabilidade que ela implica recaíram sobre mim", disse Tinubu, afirmando: "Naturalmente, algumas pessoas estão desapontadas por o seu candidato não ter vencido, enquanto outros candidatos mostraram desagrado e disseram que iriam a tribunal".

Os candidatos da oposição Atiku Abubakar, do Partido Popular Democrático (PDP), e Peter Obi, do Partido Trabalhista, anunciaram que irão recorrer dos resultados em tribunal, com base em irregularidades, alegando que tinham ganhado nas urnas.

Tinubu salientou que "isto é algo inerente ao processo democrático" e defendeu o direito de ir ao sistema judicial, ao mesmo tempo que mostrou o seu empenho em "trabalhar em benefício de toda a população, quer votassem ou não na sua candidatura", segundo o diário nigeriano The Premium Times.

Também indicou que "o azedume e a recriminação partidária" são "coisas negativas que podem gerar fortes paixões, mas não são o caminho para uma nação melhor".

"Só a unidade e o compromisso nacional podem servir esse propósito", argumentou.

"Não estou a pedir o abandono das preferências políticas, o que seria antidemocrático. Apelo a que se responda ao apelo do dever patriótico com uma oposição leal. Permanecer leal à causa de uma Nigéria maior, mais tolerante e mais justa", disse.

A este respeito, observou que "a emergência de novos partidos e dos seus candidatos sublinha a dinâmica da força da democracia" e advertiu contra "o novo crescimento de velhos preconceitos e intolerância em torno da etnicidade, credo e lugar de origem".

"Houve tempos no nosso passado em que as instituições geraram mais perguntas do que respostas, mas o arco da nossa história política dá-me confiança de que podemos ir além do passado. Superámos a espessura da noite para emergir à luz dos dias brilhantes que se avizinhavam", disse.

Por esta razão, Tinubu comprometeu-se a "começar a reparar e a reconstruir a casa nacional" e garantiu que procura "um governo de competência nacional", para o qual "não terá em conta outras considerações para além das capacidades e do desempenho".

Tinubu substituirá na Presidência Muhammadu Buhari, que não pôde continuar porque atingiu o limite estabelecido pela Constituição nigeriana.

Leia Também: Níger anuncia ter morto 30 membros do Boko Haram e detido 1.000 pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório