Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Snowden diz que recebeu treino de espião

O ex-analista informático norte-americano Edward Snowden, que em 2013 revelou programas secretos de espionagem em massa, disse na primeira entrevista a uma televisão dos Estados Unidos que recebeu treino de espião e trabalhou para a CIA no estrangeiro.

Snowden diz que recebeu treino de espião
Notícias ao Minuto

12:59 - 28/05/14 por Lusa

Mundo Escutas

"Fui treinado como espião no sentido tradicional da palavra. Vivi e trabalhei no estrangeiro, encoberto, fingindo que trabalhava em algo que não trabalhava, e inclusivamente foi-me atribuído um nome que não era o meu", disse Snowden à NBC, segundo excertos da entrevista que vai ser transmitida hoje à noite.

Autor da maior filtração de documentos secretos dos últimos anos, Snowden falou da sua experiência profissional para contrariar as tentativas da administração norte-americana de desvalorizar os seus conhecimentos.

"Trabalhei secretamente para a CIA no estrangeiro, trabalhei secretamente para NSA (Agência de Segurança Nacional) no estrangeiro. Trabalhei para as informações militares (DIA) como professor na Academia de contra-espionagem, onde desenvolvi as fontes e os métodos para pôr em segurança as nossas informações e os nossos cidadãos nos pontos mais hostis do planeta", disse o analista, entrevistado em Moscovo, onde está exilado desde agosto.

"Sou um especialista, um perito. Trabalhei a todos os níveis, do mais baixo ao mais alto. Por isso, quando dizem -- o Governo -- que sou um administrador de sistemas de nível inferior que não sabe do que fala, respondo que isso é um pouco enganador", acrescentou.

A NBC emitiu na noite de terça-feira (madrugada de hoje em Lisboa) um excerto da entrevista feita pelo jornalista Brian Williams, anunciando a sua transmissão integral para as 22:00 locais de hoje (03:00 de quinta-feira em Lisboa).

Edward Snowden foi acusado nos Estados Unidos de espionagem e roubo de documentos oficiais.

As suas revelações sobre programas de escutas em massa de cidadãos norte-americanos, países aliados e organizações nacionais e estrangeiras reabriram o debate sobre espionagem, segurança nacional e direito à privacidade e suscitaram tensões político-diplomáticas com vários países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório