Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

UE apela à Sérvia e ao Kosovo "por coragem" para normalizar as relações

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, pediu hoje aos líderes da Sérvia e do Kosovo que mostrem "coragem" nas novas conversações este fim de semana destinadas a normalizar as relações entre os dois antigos inimigos.

UE apela à Sérvia e ao Kosovo "por coragem" para normalizar as relações
Notícias ao Minuto

07:11 - 17/03/23 por Lusa

Mundo Josep Borrell

A reunião presidida Josep por Borrell vai reúne no sábado, na Macedónia do Norte, o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti, com o objetivo de discutir um plano proposto pela União Europeia (UE) para acabar com a crise.

"Agora é a hora de focar no quadro geral e não deixar que se feche uma nova janela de oportunidade para as pessoas da região", insistiu Josep Borrell num post publicado no seu blog.

A normalização das relações entre Belgrado e Pristina é "um passo importante" para um dia entrar na UE, explicou.

"Agora é o momento de os líderes do Kosovo, da Sérvia e de todos os Balcãs Ocidentais mostrarem coragem e responsabilidade partilhada, para que o processo de adesão à UE na região seja um sucesso", sublinhou Josep Borrell.

As tensões entre Belgrado e Pristina acontecem há 25 anos, depois de uma guerra entre os rebeldes da independência albanesa e as forças sérvias.

Kosovo, cujos 1,8 milhão de habitantes são maioritariamente albaneses, declarou independência em 2008, mas não é reconhecido pela Sérvia, o que encoraja a minoria sérvia do país a recusar reconhecer a sua autoridade.

O plano da UE, apresentado no final de fevereiro, prevê que "a Sérvia não se oporá à adesão do Kosovo a uma organização internacional", um pedido fundamental de Pristina, e "que nenhuma das partes irá bloquear, nem encorajar outras a bloquear o progresso da outra parte na sua viagem europeia".

O primeiro artigo do plano prevê que "as partes reconheçam os documentos e símbolos nacionais uma da outra, incluindo passaportes, diplomas, placas e carimbos alfandegários".

Os dois dirigentes aceitaram como princípio a concretização deste "acordo de normalização", sendo que as novas negociações visam acordar as modalidades.

"Não é pouca coisa e é um progresso importante. Mas ainda não chegámos" ao objetivo e agora o Kosovo e a Sérvia devem chegar a "um acordo claro sobre como implementar as disposições" propostas, advertiu Josep Borrell.

Leia Também: Presidente da Sérvia diz que nunca reconhecerá a independência do Kosovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório