Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Talibãs acusam EUA de querer prolongar ocupação do Afeganistão após 2014

Os talibãs qualificaram hoje de ocupação prolongada a manutenção de perto de 10.000 soldados norte-americanos no Afeganistão depois de 2014, como foi proposto na terça-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Talibãs acusam EUA de querer prolongar ocupação do Afeganistão após 2014
Notícias ao Minuto

11:51 - 28/05/14 por Lusa

Mundo Soldados

Ao manterem aqueles soldados, os Estados Unidos "continuam a sua ocupação" do Afeganistão e violam "a soberania, a religião e os direitos humanos" do país, criticaram os rebeldes.

"Tendo em conta a experiência, dizemos aos americanos que se querem perder o seu tempo aqui, criar problemas no nosso país ... sofrerão as consequências ainda mais que os outros", indicaram os talibãs numa referência implícita à luta contra as tropas soviéticas nos anos 1980.

"Se os americanos querem verdadeiramente acabar com a guerra afegã, devem retirar todos os seus soldados do país... Nós continuaremos a 'jihad' (guerra santa) mesmo que apenas um soldado americano fique no Afeganistão", adiantaram.

O presidente Obama propôs na terça-feira manter 9.800 soldados no Afeganistão depois de 2014. Estes iriam deixando gradualmente o país até ao final de 2016, após o que 200 soldados ficariam na embaixada no âmbito da cooperação militar bilateral.

A aplicação deste calendário depende, no entanto, da assinatura pelo futuro presidente afegão do Tratado Bilateral de Segurança.

O presidente afegão, Hamid Karzai, em fim de mandato, recusou-se até agora a assinar o documento, mas os dois candidatos à sua sucessão, Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah, já se comprometeram a subscrevê-lo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório