Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Irão discute 'pontes de cooperação' em visita aos Emirados Árabes Unidos

O Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed, recebeu hoje o Secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, Ali Shamkhani, num contexto regional marcado pela aproximação entre o Irão e a Arábia Saudita.

Irão discute 'pontes de cooperação' em visita aos Emirados Árabes Unidos
Notícias ao Minuto

22:59 - 16/03/23 por Lusa

Mundo Irão

O tema do encontro foram as "relações bilaterais e formas de construir pontes de cooperação entre os dois países em diferentes áreas", segundo a agência oficial dos Emirados, WAM.

O alto funcionário iraniano também se reuniu com o conselheiro de segurança nacional dos Emirados, Tahnoun bin Zayed.

Durante o encontro com o presidente dos Emirados, Ali Shamkhani afirmou que os dois países podem "dar grandes passos no desenvolvimento da cooperação bilateral e diplomacia regional", noticiou a agência noticiosa iraniana Irna.

O alto funcionário iraniano negociou na semana passada, em Pequim, o acordo que resultou no restabelecimento das relações diplomáticas entre o seu país e a Arábia Saudita, após sete anos de rutura.

Riad e Teerão romperam relações em 2016 depois de manifestantes na República Islâmica atacarem missões diplomáticas sauditas após a execução de um líder religioso xiita pela Arábia Saudita.

Em apoio a Riad, os Emirados reduziram a representação diplomática no Irão, mantendo laços económicos com este país.

No entanto, os dois países apoiam campos opostos no Iémen, palco de um conflito desde 2014. Os Emirados fazem parte da coligação militar, liderada por Riad, apoiando o governo do Iémen, enquanto o Irão está próximo dos rebeldes 'houthis'.

As discussões em Pequim entre Riad e Teerão, revelou na quarta-feira uma autoridade saudita, resultaram em "compromissos concretos" no Iémen.

Leia Também: Irão anuncia detenção de 110 suspeitos de envenenamento de alunas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório