Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Senado dos EUA considera revogar lei que autorizou guerra no Iraque

O Senado norte-americano deu hoje o primeiro passo decisivo para a revogação de uma lei promulgada em 2002 para autorizar os Estados Unidos a entrarem em guerra com o Iraque de Saddam Hussein.

Senado dos EUA considera revogar lei que autorizou guerra no Iraque
Notícias ao Minuto

22:00 - 16/03/23 por Lusa

Mundo EUA

Quase exatamente 20 anos após a invasão norte-americana do Iraque (a 20 de março de 2003), o diploma ainda é utilizado pelo Pentágono para justificar operações militares no estrangeiro.

A revogação desta lei será submetida a uma votação no Senado -- provavelmente nos próximos dias -- e a câmara alta do Congresso norte-americano já hoje deu um passo nesse sentido, com uma primeira votação, apoiada por senadores dos dois partidos, Democrata e Republicano.

O líder dos Democratas no Senado, Chuck Schumer, saudou a medida como "um passo necessário para deixar para trás os últimos vestígios da guerra no Iraque".

"Os norte-americanos estão fartos de guerras sem fim no Médio Oriente", declarou Schumer no hemiciclo.

Se a revogação da lei for aprovada no Senado, o texto seguirá para a Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos.

O Governo do atual Presidente norte-americano, Joe Biden, afirma apoiar a revogação desta lei, promulgada pelo seu antecessor republicano George W. Bush, assegurando que ela não terá "qualquer impacto" nas operações atualmente em curso.

Leia Também: Drone? Rússia quer canais de comunicação abertos com EUA após incidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório