Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos cinco militares foram mortos num ataque terrorista no Chade

Pelo menos cinco militares chadianos foram mortos hoje durante um ataque na província do Lago Chade, e oito terroristas foram mortos pelo exército, disseram fontes militares.

Pelo menos cinco militares foram mortos num ataque terrorista no Chade
Notícias ao Minuto

17:46 - 16/03/23 por Lusa

Mundo Chade

O ataque teve lugar por volta das 13h00 locais (12h00 TMG) na cidade de Loulou Fou, uma pequena ilha a cerca de 60 quilómetros da fronteira nigeriana, explicaram fontes militares citadas pela agência Efe.

"As nossas forças que patrulham a ilha foram atacadas de surpresa por assaltantes disfarçados de pescadores nas suas canoas", afirmou por telefone o coronel Adam Nour, comandante-chefe de operações do exército na zona.

Segundo Nour, "os militares pensavam que eram pescadores, mas como a sua reação também foi imediata conseguiram neutralizar oito dos cerca de 12 terroristas que lideravam o assalto".

"Infelizmente, perdemos cinco dos nossos homens", acrescentou, observando que o exército conseguiu repelir os atacantes após mais de uma hora de confrontos.

Durante anos, o Lago Chade, uma área de mais de 25.000 quilómetros quadrados de pântanos, água e dezenas de ilhas partilhadas pela Nigéria, Níger, Camarões e Chade, tem sido um paraíso ideal para o grupo terrorista nigeriano Boko Haram e seus dissidentes, do Estado Islâmico na província da África Ocidental (ISWAP).

Ambos os grupos procuram impor um Estado de estilo islâmico na Nigéria, país que é predominantemente muçulmano no norte e predominantemente cristão no sul.

O recrudescimento dos ataques terroristas na região chadiana está a dificultar o comércio, a agricultura e a pesca na região.

"Devido à insegurança, o nosso povo está a passar fome. É difícil cultivar, não podemos ir pescar ou vender os nossos produtos noutros mercados. Não sabemos o que fazer", disse Allafouza Gonii, chefe da aldeia afetada pelo ataque.

Os grupos Boko Haram e ISWAP já mataram mais de 35.000 pessoas e causaram cerca de 2,7 milhões de deslocados internos, principalmente na Nigéria, mas também em países vizinhos como os Camarões, Chade e Níger, de acordo com dados do Governo e das Nações Unidas.

Leia Também: Pelo menos 24 mortos em confrontos entre pastores e agricultores no Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório