Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Número de mortos em explosão em mina de carvão na Colômbia sobe para 21

A explosão registada na noite de terça-feira numa mina de carvão na Colômbia já causou 21 mortos, avançaram hoje as autoridades, referindo tratar-se de uma das piores tragédias dos últimos anos, num país onde estes acidentes são frequentes.

Número de mortos em explosão em mina de carvão na Colômbia sobe para 21
Notícias ao Minuto

17:02 - 16/03/23 por Lusa

Mundo Colômbia

"Infelizmente, 21 pessoas perderam a vida neste trágico acidente em Sutatausa", no departamento de Cundinamarca, afirmou o Presidente colombiano, Gustavo Petro, numa mensagem hoje divulgada na rede social Twitter.

O governador do departamento, Nicolas Garcia, anunciou na quarta-feira que 11 pessoas tinham sido encontradas mortas na mina, mas que as operações de busca iriam continuar para resgatar outras 10 que estariam presas.

No momento da explosão, um total de 30 pessoas estava na mina legal, localizada a cerca de 75 km da capital, Bogotá.

Apesar dos resgates se terem tornado uma verdadeira corrida contra o tempo, já que o oxigénio se tornou escasso dentro das cavidades, vários deslizamentos de terra impediram que os socorristas entrassem nas galerias da mina.

Os mineiros ficaram presos a 900 metros de profundidade nos túneis de seis minas interligadas que desabaram em cadeia na sequência de uma explosão.

A Agência Nacional de Mineração anunciou, entretanto, também no Twitter, que dois mineiros foram "salvos com vida" logo após a explosão, cujas causas da explosão são ainda desconhecidas.

De acordo com as autoridades locais, os socorristas da Agência Nacional de Minas, bombeiros, membros da Cruz Vermelha, da Defesa Civil e de outros organismos "continuam os trabalhos de resgate" no local.

No departamento colombiano de Cundinamarca, onde se situam as minas de Sutatausa e de Boyaca, existem centenas de minas de carvão onde trabalham milhares de mineiros.

As condições de segurança nem sempre são as adequadas e, por isso, é frequente a ocorrência de acidentes com vítimas mortais. 

Leia Também: China pede que Kyiv e Moscovo retomem conversas "o mais rápido possível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório