Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

UE exorta candidata Albânia a respeitar liberdade de expressão e minorias

O alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros considerou esta quinta-feira que a Albânia, candidata a Estado-membro do bloco comunitário, tem de ir mais longe em matéria de liberdade de expressão e respeito pelas minorias.

UE exorta candidata Albânia a respeitar liberdade de expressão e minorias
Notícias ao Minuto

14:14 - 16/03/23 por Lusa

Mundo União Europeia

De acordo com uma declaração conjunta entre Josep Borrell e o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, a UE verificou que o país "continua a alinhar a sua legislação e capacidades com os padrões" da União.

A declaração resulta de um encontro entre representantes daquele país e do bloco europeu que se realizou hoje em Tirana, capital albanesa.

"São necessários esforços substanciais", acrescentou a declaração, nomeadamente em relação ao respeito pelas "minorias, liberdade de expressão e liberdade dos órgãos de comunicação social, direitos de propriedade, assim como a proteção de informações pessoais".

Tirana também está a fazer progressos na alteração do modelo de Justiça, mas "tem de intensificar" a "luta contra a corrupção e contra o crime organizado", incluindo "ao mais alto nível", reforçou a nota conjunta.

A Albânia, um país da região dos Balcãs, é candidata à adesão à UE, como a Macedónia do Norte, a Ucrânia, a Moldova, ou a Turquia.

Para a maioria dos candidatos a Estado-membro a reforma do sistema judicial é um dos maiores desafios, bem como um combate efetivo contra a corrupção.

No âmbito da invasão da Federação Russa à Ucrânia há mais de um ano, tanto Bruxelas como Tirana insistiram na necessidade de aprofundar as relações em matéria de política de segurança e diplomacia.

Na ótica de Bruxelas, a Albânia fez uma "escolha estratégica" ao querer associar-se à "comunidade de valores" preconizada pela União Europeia.

Leia Também: Albânia: Grandes potências 'fogem' a reforma do Conselho de Segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório