Procurar

Assad diz que Síria reconhece regiões ucranianas anexadas como russas

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, reconhece como "territórios russos" as quatro regiões ucranianas anexadas por aquele país em setembro do ano passado após os referendos rejeitados pelo Ocidente.

Assad diz que Síria reconhece regiões ucranianas anexadas como russas

© Reuters

Lusa
16/03/2023 09:10 ‧ há 2 anos por Lusa

Mundo

Síria

"Estes são territórios russos e, mesmo que a guerra não tivesse começado, são territórios historicamente russos", disse em entrevista à agência oficial de notícias russa RIA Novosti durante a sua visita oficial à Rússia.

O Presidente da Síria referiu que o seu regime reconheceu as regiões de Lugansk e Donetsk no leste da Ucrânia, e Kherson e Zaporizhia no sul e sudeste, respetivamente, antes mesmo de "se juntarem" à Rússia.

"Porque lá foram realizados referendos, cujos resultados foram anunciados, e nós reconhecemo-los", disse o chefe de Estado sírio, acrescentando que a posição da Síria sobre o assunto "é clara e firme" não apenas em nome da amizade com a Rússia, "mas também porque esses territórios são russos".

Na opinião de Al-Assad, haverá mais paz e segurança no mundo após a vitória da Rússia na Ucrânia.

"Esta guerra em particular começará a mudar o equilíbrio mundial, pois parte do que a Síria, o Iraque e muitos outros países sofreram é resultado de um mundo unipolar. Quando a Federação Russa vencer esta guerra, como deseja a maioria dos sírios, surgirá um mundo novo, mais seguro e mais pacífico", disse.

Essa visão do conflito, segundo Al-Assad, é uma das razões pelas quais o povo sírio "passou a apoiar a Rússia, e outra é a solidariedade que a Rússia tem mostrado à Síria na sua luta contra o terrorismo".

Segundo o Presidente sírio, não há oficialmente combatentes do seu país lutando ao lado da Rússia na guerra da Ucrânia, mas pode haver extraoficialmente.

Leia Também: Militar ucraniano pede a namorada em casamento em Kramatorsk. As imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10