Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Espanha confirma envio de mais quatro tanques Leopard para a Ucrânia

A ministra da Defesa, Margarita Robles, anunciou ainda que Espanha enviará um novo lote de veículos de infantaria M-113 TOA para Kyiv.

Espanha confirma envio de mais quatro tanques Leopard para a Ucrânia

A ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles, confirmou esta quarta-feira o futuro envio de mais quatro tanques Leopard 2A4 para a Ucrânia, aumentando o número total destes aparelhos que seguirão para Kyiv para 10, reporta o El Mundo.

A notícia foi dada pela governante no contexto de uma reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, que contou com a presença do seu homólogo norte-americano, Lloyd Austin, e no qual também participou Oleksii Reznikov, responsável pela mesma pasta no executivo ucraniano.

Nesse momento, Margarita Robles voltou a reforçar que Espanha se prepara agora para enviar um primeiro lote de seis tanques desta tipologia para o território da Ucrânia - os quais estão, neste momento, a ser submetidos a uma quarta fase de revisão em Santa Bárbara, na Catalunha.

E garantiu, ainda, que o governo espanhol vai fornecer mais quatro Leopard nos próximos meses - tal como revelado inicialmente, há umas semanas, pelo presidente Pedro Sánchez.

Nesse momento, a ministra da Defesa anunciou ainda que Espanha enviará um novo lote de veículos de infantaria M-113 TOA - não especificando, no entanto, o número de equipamentos desta natureza que vão agora ser enviados para a Ucrânia.

Estes novos anúncios surgem após o Ministério da Defesa de Espanha ter já, na segunda-feira, dado conta de que a formação de 55 militares ucranianos no país para a utilização dos tanques Leopard 2A4 termina já esta semana - antes dos primeiros seis tanques prometidos ao governo de Volodymyr Zelensky seguirem em direção a Kyiv.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Tanques Leopard 2. Treino de militares na Alemanha está "quase concluído"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório