Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Incidente com drone? "Está a ser investigado", diz Blinken

Secretário de Estado dos EUA não quis especular sobre intenções da Rússia ao intercetar drone norte-americano.

Incidente com drone? "Está a ser investigado", diz Blinken
Notícias ao Minuto

20:31 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou, esta quarta-feira, que o incidente com um drone MQ-9 dos Estados Unidos e um avião de combate russo, no Mar Negro, "está a ser investigado".

Numa conferência de imprensa na Etiópia, onde se encontra numa visita oficial, Blinken recusou-se a falar sobre eventuais motivações por trás do incidente, referindo apenas que é necessário deixar a investigação prosseguir.

Contudo, notou: "O que posso dizer com muita clareza é que esta foi uma ação imprudente e insegura".

Sublinhe-se Washington e Moscovo apresentaram versões diferentes sobre o incidente, que ocorreu na terça-feira.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse que o 'drone' estava a voar no espaço aéreo internacional e sobre águas internacionais quando um caça russo atingiu a hélice do avião não tripulado, obrigando a Força Aérea a abatê-lo.  Já a Rússia defendeu que o aparelho caiu depois de uma "manobra brusca".

"O incidente com o 'drone' americano MQ-9 Reaper, causado pela Rússia no Mar Negro é um sinal de [que o Presidente russo, Vladimir], Putin está pronto para expandir a zona de conflito e envolver outras partes", afirmou o secretário do Conselho de Segurança da Ucrânia, Oleksiy Danilov, numa mensagem hoje divulgada através da rede social Twitter.

Foi a primeira vez, desde a Guerra Fria, que uma aeronave dos Estados Unidos foi derrubada após um encontro com um avião de guerra russo, situação que realçou o risco de confronto entre a Rússia e o Ocidente no contexto da guerra em curso na Ucrânia.

Leia Também: Homem suspeito de matar quatro pessoas em dois tiroteios no Alabama

Recomendados para si

;
Campo obrigatório