Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Sánchez sublinha bons rácios, mas pede "cautela" à banca espanhola

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, defendeu hoje uma "mensagem de cautela" em relação ao setor bancário e sublinhou os bons rácios dos bancos do país.

Sánchez sublinha bons rácios, mas pede "cautela" à banca espanhola
Notícias ao Minuto

15:40 - 15/03/23 por Lusa

Mundo Espanha

Em resposta a questões dos jornalistas em Lanzarote, na conferência de imprensa final da 34.ª cimeira ibérica, Sánchez defendeu ser necessário enviar uma "mensagem de cautela e de prudência" em relação às "tensões nos mercados financeiros" dos últimos dias e assegurou que o governo espanhol tem estado em contacto com as autoridades europeias para acompanhar a situação.

O primeiro-ministro espanhol sublinhou "as lições da crise financeira" anterior, marcada pela desregulação do setor, e "tudo o que se fez desde então".

"A Europa tem agora um sistema de supervisão reforçada do setor financeiro que não tinha. Isso levou a que os bancos europeus, a que o setor financeiro europeu, tenha uns rácios tanto de liquidez como de solvência muito acima do que existia antes da crise financeira", sublinhou.

Sánchez acrescentou que no caso do setor financeiro espanhol, "ainda mais" é assim, com os bancos do país, vários eles com presença em Portugal, a estarem "acima da média" nos rácios de liquidez e de solvência.

Os mercados têm vivido vários dias de turbulência na sequência do colapso de um banco regional norte-americano, Silicon Valley Bank (SVB).

O SVB, com sede em Santa Clara, na Califórnia, anunciou falência na sexta-feira passada.

A Administração norte-americana anunciou um plano para proteger os depositantes do SVB e também do Signature Bank, que os reguladores fecharam durante o fim de semana.

Na altura do colapso, o SVB era o 16.º maior banco comercial dos Estados Unidos.

Leia Também: Costa e Sánchez apoiam criação de instrumento anti-crises na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório