Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Checo bate recorde após mergulhar em lago gelado sem fato de mergulho

David Vencl mergulhou a uma profundidade de mais de 50 metros num lago suíço. Veja as imagens.

Notícias ao Minuto

10:51 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo República Checa

David Vencl, um cidadão checo de 40 anos, acaba de entrar para o livro de recordes do Guinness, após ter mergulhado a uma profundidade de mais de 50 metros no gelado Lago Sils, na terça-feira, sem fato de mergulho.

Segundo a agência de notícias Reuters, o recorde foi quebrado na terça-feira. O homem de 40 anos respirou fundo antes de entrar no buraco de 52,1 metros, de onde viria a sair 1 minuto e 54 segundos depois.

Após voltar à superfície, Vencl cuspiu um pouco de sangue, sentou-se durante um bocado e depois abriu uma garrafa de champanhe. Posteriormente foi levado ao hospital para garantir que estava bem de saúde. 

A temperatura da água dos lago suíços oscilam entre os 1ºC e 4ºC, mas, segundo o seu promotor, Pavel Kalous, “não há nada difícil em estar em água fria”. 

“Ele até gostou, mas admite que estava um pouco mais nervoso do que o habitual e teve alguns problemas de respiração”, contou Kalous à Reuters.

“Não há nada difícil para ele em estar em água fria... A falta de oxigénio é algo normal para ele. Mas isto foi completamente diferente porque é realmente difícil trabalhar com a pressão nos ouvidos em água fria”, acrescentou. “Se combinar todas estas três coisas: água fria, falta de oxigénio e o problema de trabalhar com a pressão, é algo muito único”.

Já em fevereiro de 2021,  David Vencl quebrou um recorde mundial após nadar uma distância de 81 metros também sem fato de mergulho, num lago da Áustria. 

Leia Também: 'Peanut' bateu recorde do Guinness. É a galinha mais velha do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório