Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Um morto e um desaparecido depois de rio transbordar em Moçambique

Uma pessoa morreu e outra foi arrastada ao tentar atravessar um troço de estrada inundado em Nicoadala, centro de Moçambique, disse à Lusa fonte local, após a segunda passagem do ciclone Freddy em Moçambique.

Um morto e um desaparecido depois de rio transbordar em Moçambique
Notícias ao Minuto

15:26 - 14/03/23 por Lusa

Mundo Moçambique

"Um professor tentou atravessar" na segunda-feira e "o corpo foi encontrado já durante a noite por pescadores", depois de ter sido levado pela corrente, contou José Jofresse, chefe da localidade de Nicoadala, junto ao local onde o rio cobre a via.

Outro jovem "também tentou atravessar" na segunda-feira, mas foi arrastado pelo caudal e ainda não foi encontrado.

Apesar de o rio já ter perdido força, os sinais de destruição mostram a fúria provocada pela chuva intensa: há um camião tombado para fora da estrada, árvores arrancadas do chão e deslizamentos de terras.

Há pavimento da estrada suspenso, quase sem aterro que o sustente, por onde veículos pesados teimam em passar.

A estrada é uma das que faz ligação a Quelimane, capital provincial da Zambézia e hoje há uma fila de dezenas de camiões e autocarros que esperam por condições de circulação.

A situação "é frequente", o cenário verificou-se também "no ano passado, mas não com esta força", acrescentou Jofresse.

Ao notarem um abrandamento da corrente, os passageiros dos autocarros fazem-se ao caminho, a pé, atravessando a zona inundada.

"O rio cortou aqui e no outro lado, por isso, estamos a fazer esta travessia", justificou uma das pessoas, que não acredita numa resolução rápida do problema.

O número oficial de mortes na segunda passagem do ciclone Freddy por Moçambique mantém-se em 10, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), enquanto no Maláui subiu para 190.

A organização Amnistia Internacional disse hoje em comunicado que estes números vão provavelmente subir e que os dois países devem ser compensados por serem dos que menos poluição provocam, mas dos que mais sofrem com as alterações climáticas.

Leia Também: Angola entrega fiscalização do ramal ferroviário do novo aeroporto à Dar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório