Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Canadá. Jesuítas revelam lista de religiosos acusados de abuso de menores

A ordem religiosa Companhia de Jesus no Canadá identificou esta segunda-feira 27 jesuítas que foram acusados "de forma credível" de abuso sexual de menores nas últimas décadas.

Canadá. Jesuítas revelam lista de religiosos acusados de abuso de menores
Notícias ao Minuto

07:10 - 14/03/23 por Lusa

Mundo Canadá

Dos 27 religiosos incluídos na lista divulgada pela Companhia de Jesus, apenas três estão vivos, noticiou a agência Efe.

A ordem observou que, na grande maioria dos casos, as denúncias tornaram-se conhecidas após a morte dos alegados autores e que algumas nunca chegaram aos tribunais.

A lista inclui dados como se os religiosos estão acusados várias vezes, além das paróquias a que pertenceram.

Os jesuítas também reconheceram que outros nomes de alegados abusadores sexuais de crianças podem surgir no futuro.

A lista foi elaborada após uma auditoria iniciada em 2020 e na qual foram revistos documentos históricos, alguns com mais de 70 anos.

Numa carta dirigida à congregação, o responsável da ordem no Canadá, Erik Oland, reconheceu que a lentidão da resposta da Igreja Católica às acusações de abuso sexual "minou a credibilidade" da instituição.

"Publicamos esta lista em parte a pedido de vítimas e grupos de defesa de vítimas para ajudá-las a curarem-se, para reconhecer a magnitude do seu trauma e sofrimento, reconhecer sua experiência e promover justiça e transparência", destacou o líder religioso.

Vários países, entre os quais Portugal, estão a investigar abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica ao longo dos anos.

Em Portugal, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica validou 512 dos 564 testemunhos recebidos, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de vítimas de cerca de 4.815.

Vinte e cinco casos foram reportados ao Ministério Público, que deram origem à abertura de 15 inquéritos, dos quais nove foram já arquivados, permanecendo seis em investigação.

Estes testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, período abrangido pelo trabalho da comissão.

Leia Também: Vinte e quatro vítimas de abuso por jesuítas desde 1950 em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório