Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Biden aprova projeto petrolífero controverso no Alasca

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou hoje um polémico projeto de extração de petróleo do Alasca, conhecido como 'Willow', uma decisão fortemente criticada por grupos ecologistas.

Biden aprova projeto petrolífero controverso no Alasca
Notícias ao Minuto

16:50 - 13/03/23 por Lusa

Mundo EUA

A aprovação consta de uma publicação 'online' do Departamento do Interior, com detalhes do projeto, que será liderado pelo grupo petrolífero ConocoPhillips.

O projeto estará localizado na Reserva Nacional de Petróleo do Alasca, em terras públicas do governo federal, a cerca de 200 milhas do Círculo Polar Ártico, naquele que é considerado um dos lugares mais ricos em biodiversidade e um dos menos explorados dos Estados Unidos.

Por agora, a administração Biden só permitirá que a ConocoPhillips comece a extrair petróleo em três zonas, apesar de a empresa ter pedido para iniciar trabalhos de perfuração em outros dois pontos, o que para já foi adiado, segundo a informação divulgada.

De acordo com a ConocoPhillips, o projeto pode levar à produção de 180.000 barris de petróleo por dia quando estiver em plena capacidade, vai criar 250.000 postos de trabalho na fase de construção e outros 300 empregos permanentes quando estiver em funcionamento.

Dezenas de grupos ambientalistas, como o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC), já criticaram a decisão de Biden, alegando que não respeita as promessas de redução de gases de efeito de estufa e de promoção de energias limpas.

Leia Também: EUA. Polícia encontra cinzas de 154 pessoas em armazém de empresa ilegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório