Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Pelo menos seis mortos em inundações no Peru

Pelo menos seis pessoas morreram, no noroeste do Peru, em inundações desencadeadas pela ação do ciclone Yaku, disse, na sexta-feira, a agência de proteção civil peruana.

Pelo menos seis mortos em inundações no Peru
Notícias ao Minuto

07:07 - 11/03/23 por Lusa

Mundo Peru

"Até agora [sexta-feira], houve seis mortes", indicou a agência, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

As inundações, causadas por chuvas fortes e rios a transbordar, começaram esta semana e aumentaram nas últimas 48 horas, afetando áreas urbanas e rurais nos departamentos costeiros de La Libertad, Lambayeque, Piura e Tumbes (norte).

O ciclone Yaku, que se encontra a cerca de 500 quilómetros da costa peruana, "é um fenómeno muito invulgar que provocou uma intensificação da precipitação no norte" do país, disse o diretor da proteção civil peruana, César Sierra, à rádio Exitosa.

Este tipo de "ciclone não organizado, diferente dos ciclones tropicais", de acordo com o Serviço Meteorológico Peruano (Senahmi), está associado ao fenómeno climático El Niño, que provoca o sobreaquecimento das águas do oceano Pacífico, ao largo da América do Sul.

Num relatório divulgado mais tarde, o chefe do Instituto de Proteção Civil do Peru, Carlos Yañez, indicou que "até agora e desde o início da estação das chuvas [há pouco mais de três meses], houve (...) 58 mortes", sem especificar circunstâncias ou datas.

Leia Também: Perú. Prisão do ex-presidente Pedro Castillo aumentada para três anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório