Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Congresso dos EUA aprova desclassificação de dados sobre origem da Covid

A Câmara dos Representantes votou por unanimidade, esta sexta-feira, a desclassificação das informações de inteligência dos Estados Unidos sobre a origem da Covid-19, numa demonstração de consenso bipartidário perto do terceiro aniversário desde o início da pandemia.

Congresso dos EUA aprova desclassificação de dados sobre origem da Covid
Notícias ao Minuto

06:57 - 11/03/23 por Lusa

Mundo EUA

A votação por 419-0 foi a aprovação final do projeto de lei pelo Congresso norte-americano, enviando-o para a mesa do Presidente Joe Biden.

Ainda não é claro se o chefe de Estado norte-americano vai sancionar a medida e a Casa Branca já indicou que o assunto está sob revisão.

"Ainda não tomei essa decisão", destacou Biden esta sexta-feira, quando questionado sobre se assinaria o projeto de lei, noticiou a agência Associated Press (AP).

O debate na Câmara dos Representantes foi breve e direto ao ponto: os norte-americanos têm dúvidas sobre como o vírus mortal começou e o que pode ser feito para evitar futuros surtos.

"A população norte-americana merece respostas para todos os aspetos da pandemia de covid-19", realçou o congressista republicano Michael Turner (Ohio), presidente do Comité de Inteligência da câmara baixa do Congresso.

Isso inclui, segundo Turner, "como o vírus foi criado e, especificamente, se foi uma ocorrência natural ou resultado de um evento relacionado com um laboratório".

A ordem de desclassificação concentrou-se nas informações dos serviços de inteligência relacionadas com o Instituto de Virologia de Wuhan da China, citando "ligações potenciais" entre a investigação que foi feita naquele centro e o surto de covid-19, que a Organização Mundial da Saúde declarou uma pandemia em 11 de março de 2020.

Sobre a origem do vírus, as agências de inteligência dos EUA estão divididas sobre se este resultou uma fuga em laboratório ou de transmissão por animais.

Especialistas referem que a verdadeira origem da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, que matou mais de 1 milhão de norte-americanos, pode não ser conhecida durante muitos anos, ou nunca.

"A transparência é a pedra angular da nossa democracia", frisou, por sua vez, o congressista Jim Himes (Connecticut), o principal democrata no Comité de Inteligência, durante o debate.

Este tema resultou num raro momento de bipartidarismo, apesar da retórica frequentemente acalorada sobre as origens da covid-19 e das perguntas sobre a resposta à pandemia pelas autoridades de saúde dos EUA, incluindo o ex-conselheiro de saúde Anthony Fauci.

Este projeto de lei do senador republicano Josh Hawley (Missouri) já tinha sido aprovado pelo Senado.

Caso seja transformado em lei, esta medida exigirá em 90 dias a desclassificação de "toda e qualquer informação relacionada a possíveis vínculos entre o Instituto de Virologia de Wuhan e a origem da doença de coronavírus".

Isso inclui informações sobre investigações e outras atividades no laboratório e se algum cientista ficou doente.

Leia Também: EUA. Aprovada desclassificação de informações sobre origens da covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório