Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Maduro recebe assessor de Lula da Silva em tentativa de reatar relações

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu em Caracas uma delegação do governo do Brasil chefiada pelo principal assessor para assuntos internacionais do Presidente brasileiro, Lula da Silva, numa tentativa de reatar as relações entre os dois países.

Maduro recebe assessor de Lula da Silva em tentativa de reatar relações
Notícias ao Minuto

14:46 - 09/03/23 por Lusa

Mundo Brasil

"Tive um agradável encontro com a delegação da República Federativa do Brasil, chefiada por Celso Amorim. Estamos empenhados em renovar nossos mecanismos de união e solidariedade que garantam o crescimento e o bem-estar da Venezuela e do Brasil", afirmou o Presidente venezuelano na rede social Twitter.

O encontro foi confirmado por Maduro, mas não pelo Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que segundo os 'media' locais teria mantido em segredo o encontro, no qual Amorim falou com o Presidente venezuelano sobre a importância das presidências de 2024, além de outros assuntos como questões comerciais e económicas, incluindo o próximo vencimento de um prazo da dívida que a Venezuela tem com o Brasil.

A viagem de Amorim à Venezuela coincide com a visita oficial ao Paraguai do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que teve conhecimento do encontro em Caracas, segundo o jornal O Globo.

Amorim, que já foi ministro das Relações Exteriores no primeiro mandato de Lula da Silva e ministro da Defesa na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff é homem de confiança do Presidente brasileiro, assessor especial que já o acompanhou em visitas oficiais a Buenos Aires, Montevideu, Washington e em breve a Pequim.

Assim como já propôs em relação à guerra na Ucrânia, o Governo brasileiro também parece disposto a mediar a crise venezuelana e dialogar com a oposição ao mandato de Maduro, especialmente com aqueles que participam dos diálogos que até agora aconteciam no México, sob os auspícios da Noruega.

A maior presença do Brasil na região - após anos de isolamento durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que teve dificuldade em deixar o país - também foi tema de diálogo durante a visita de Lula da Silva à Casa Branca.

O Governo norte-americano liderado pelo Presidente, Joe Biden, está interessado em incentivar tanto o Presidente brasileiro quanto o homólogo colombiano, Gustavo Petro, nos acordos para a estabilização política e social da Venezuela.

Leia Também: Maduro conta com portugueses para ajudar Venezuela a ser autossuficiente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório