Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Seul acusa Pyongyang de lançar míssil balístico ao largo da costa

A Coreia do Sul acusou hoje a Coreia do Norte de lançar um míssil balístico de curto alcance em direção ao Mar Amarelo, ao largo da sua costa oeste.

Seul acusa Pyongyang de lançar míssil balístico ao largo da costa
Notícias ao Minuto

13:12 - 09/03/23 por Lusa

Mundo Coreias

O Estado-Maior Conjunto do Sul disse que o míssil foi disparado de uma área na periferia da cidade costeira de Nampo, mas ainda não foi divulgada a distância que o míssil terá percorrido.

As forças armadas sul-coreanas acrescentaram que vão ficam atentas à situação, em cooperação com os Estados Unidos.

O lançamento surge no seguimento do comunicado feito na terça-feira pela irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, que afirmou que o país está pronto para tomar ações "rápidas e esmagadoras" contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que continuam a expandir o treinamento militar para aumentar a capacidade de resposta à ameaça do avanço nuclear norte-coreano.

Recentemente, os Estados Unidos enviaram para a Coreia do Sul alguns dos seus aviões de guerra mais avançados, incluindo os bombardeiros B-1B e B-52, para terem treinos conjuntos entre as forças aéreas dos dois países.

Os dois países têm marcado para a próxima segunda-feira, o início de treinos combinados.

No mês passado, a Coreia do Norte reagiu ao envio e à marcação dos treinos combinados acusando os países de estarem a ensaiar uma invasão ao país e disse que se os Estados Unidos mantiverem os comportamentos de "dissuasão ampliada", o regime pode considerá-los como uma "declaração de guerra".

Durante os últimos dias, Washington e Seul realizaram exercícios sobre o Mar Amarelo, nos quais participaram os aviões bombardeiros norte-americanos e os caças sul-coreanos F-15 e F-16.

Nos últimos anos, a Coreia do Norte já realizou diversas demonstrações de armas, incluindo o lançamento de teste de um míssil balístico intercontinental, outros mísseis de curto alcance e, nas últimas semanas, um sistema de mísseis de cruzeiro.

Em 2022, o país liderado por Kim Jong Un ameaçou utilizar armas nucleares caso entre em conflito com algum dos países rivais e defendeu o seu estatuto como potência nuclear irreversível.

Leia Também: Kim Yo-jong avisa EUA e Coreia do Sul para resposta esmagadora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório