Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Tribunal militar na Somália executou 13 alegados terroristas e 5 soldados

O Tribunal Militar de Puntlandia, no nordeste da Somália, anunciou hoje a execução de 13 membros dos movimentos fundamentalistas islâmicos Al-Shebab e do grupo extremista Estado Islâmico e ainda de cinco soldados do exército regional que tinham matado civis.

Tribunal militar na Somália executou 13 alegados terroristas e 5 soldados
Notícias ao Minuto

17:25 - 08/03/23 por Lusa

Mundo Somália

"As execuções aconteceram nas cidades de Galkacyo, Garowe, Qardho, Bosaso", anunciou num curto comunicado.

O Tribunal Militar salienta que ordenou que a aplicação da pena de morte fosse feita hoje de manhã.

O tribunal também partilhou na rede social Facebook as imagens de alguns dos alegados condenados, amarrados a um poste no centro de um espaço ao ar livre.

O Al-Shebab, ligado desde 2012 à Al-Qaida, realiza com regularidade ataques terroristas em Mogadíscio e noutras partes do país para derrubar o governo central -- apoiado pela comunidade internacional - e estabelecer um Estado islâmico de inspiração 'Wahabi' (ultraconservador).

Este movimento fundamentalista islâmico controla as áreas rurais do centro e sul da Somália e também realiza operações terroristas nos vizinhos Quénia e Etiópia.

A Somália vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem governo eficaz e nas mãos das milícias islâmicas e senhores da guerra.

Leia Também: Alto dirigente da Al-Shebab morto em operação militar na Somália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório