Ataque com 'drone' mata sete pessoas, incluindo civis, na Síria

Pelo menos sete pessoas, várias delas civis, morreram num ataque com uma aeronave não tripulada ('drone') que visou uma fábrica de armamento associada a grupos pró-iranianos no leste da Síria, reportou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/03/2023 16:39 ‧ 08/03/2023 por Lusa

Mundo

Síria

O OSDH, organização com sede no Reino Unido e que dispõe de uma vasta rede de fontes na Síria, não identificou, para já, os autores do ataque.

"Sete pessoas morreram e 15 outras ficaram feridas num ataque com um 'drone' que visou uma fábrica de armamento" associada a grupos pró-iranianos em Deir Ezzor, disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Segundo precisou o representante, três afegãos, membros de um grupo pró-iraniano, e quatro sírios, três deles civis, foram mortos no ataque.

A imprensa estatal não mencionou o ataque com o 'drone', mas a agência oficial de notícias síria Sana noticiou que "três cidadãos foram mortos e outros sete ficaram feridos na explosão de uma mina antipessoal", colocada pelo grupo Estado Islâmico (EI) quando o movimento 'jihadista' ainda controlava a cidade de Deir Ezzor.

A Sana divulgou imagens de um prédio e de um camião bastante danificados.

O OSDH indicou que o ataque teve como alvo uma área da cidade, sob controlo do Governo sírio, que abriga residências de líderes da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica do Irão, e de membros do movimento xiita libanês Hezbollah, que lutam ao lado do regime sírio.

A região de Deir Ezzor, onde grupos pró-iranianos ou aliados de Teerão estão fortemente estabelecidos, é um importante ponto de passagem para combatentes, mercadorias e armas provenientes do vizinho Iraque.

Em janeiro passado, 11 pessoas foram mortas nesta região durante uma série de ataques aéreos contra milícias pró-iranianas. Dois desses ataques tiveram como alvo um comboio que transportava armas, segundo o OSDH.

No passado, Israel e a coligação internacional antijihadista atacaram milícias pró-iranianas nesta região.

Israel raramente reivindica os ataques que perpetra na Síria, mas defende que pretende impedir que o Irão se instale militarmente na sua região fronteiriça.

Nos últimos anos, Israel realizou centenas de ataques aéreos na Síria.

A última, imputada por Damasco a Israel, ocorreu na terça-feira, quando foi efetuada uma incursão ao aeroporto de Alepo (norte).

O OSDH relatou então três mortes, incluindo de um oficial sírio.

Leia Também: ONU condena alegado ataque israelita contra aeroporto de Aleppo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas