Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Jeff Joy, líder da "máfia negra" fugida há anos, extraditada para Itália

Era responsável por uma rede de tráfico de mulheres que levava jovens nigerianas para a prostituição em Espanha, Países Baixos e Itália.

Jeff Joy, líder da "máfia negra" fugida há anos, extraditada para Itália
Notícias ao Minuto

11:11 - 08/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Jeff Joy, uma cidadã nigeriana que liderou uma das maiores organizações criminosas do mundo e uma das poucas mulheres a integrar a lista de ‘Mais Procurados’ das autoridades italianas, foi, esta quarta-feira, extraditada para Itália.

Com 48 anos, era responsável por uma rede de tráfico de mulheres que levava jovens nigerianas para a prostituição em Espanha, Países Baixos e Itália.

Segundo as autoridades, citadas pela estação italiana RAI, a mulher, que estava em fuga há mais de 10 anos, chegou esta manhã ao aeroporto de Ciampino, em Roma. A extradição foi possível graças a uma aprovação do governo nigeriano, datada de 10 de fevereiro. 

Joy foi condenada a 10 anos de prisão pela justiça italiana pelos crimes de associação criminosa, escravatura e tráfico humano.

A polícia italiana descreveu-a como “o expoente máximo da máfia nigeriana, a chamada 'máfia negra', que devido à sua perigosidade e à rede internacional em que opera é considerada uma das mais poderosas organizações emergentes do mundo”.

Entre 2006 e 2007, a mulher teve um “papel essencial ao facilitar a chegada a Itália, Países Baixos e Espanha de raparigas nigerianas que foram iniciadas no negócio criminoso da prostituição com o uso de violência e ameaças de todo o tipo”. As ameaças estendiam-se ainda a “membros da família que permaneciam no seu país de origem”.

A mulher acabou por ser detida a 4 de junho de 2022 na Nigéria, após um “aviso vermelho” emitido por Itália. A operação contou também com membros das autoridades italianas. 

Leia Também: Polícia detém irmã de Matteo Messina Denaro, líder da máfia siciliana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório