Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pró-ucranianos atacarem Nord Stream? "Teorias da conspiração divertidas"

O conselheiro do presidente ucraniano Mikail Podolyak negou o envolvimento a informação anteriormente avançada pelas autoridades norte-americanas.

Pró-ucranianos atacarem Nord Stream? "Teorias da conspiração divertidas"
Notícias ao Minuto

22:23 - 07/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O conselheiro do presidente ucraniano Mikail Podolyak negou, esta terça-feira, a informação anteriormente avançada pelas autoridades norte-americanas que dava conta que um grupo pró-ucraniano pode ser o responsável pelo ataque aos gasodutos Nord Stream 1 e 2, em setembro do ano passado.

"Apesar de gostar de colecionar teorias da conspiração divertidas sobre o governo ucraniano, tenho de dizer: a Ucrânia não tem nada a ver com o que aconteceu no Mar Báltico e não tem informações sobre grupos de sabotagem pró-ucranianos", referiu, numa publicação na rede social Twitter.

Recorde-se que um novo relatório de inteligência desenvolvido por autoridades norte-americanas sugeriu que um grupo pró-ucraniano pode estar por trás do ataque aos gasodutos Nord Stream 1 e 2 no final de setembro do ano passado.

A informação, divulgada pelo New York Times, refere, contudo, que não há provas de que o grupo terá atuado sob as ordens do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, ou de qualquer responsável do governo ucraniano.

As autoridades americanas esclareceram também que ainda não se sabe muito sobre os responsáveis pelo ataque mas sugerem que eram oponentes do presidente russo, Vladimir Putin.

Leia Também: Ataque ao Nord Stream? Grupo pró-ucraniano pode ser culpado, dizem EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório