Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ciberataque em hospital de Barcelona força cancelamento de 150 cirurgias

Todo o sistema informático do centro hospitalar continua gravemente afetado.

Ciberataque em hospital de Barcelona força cancelamento de 150 cirurgias
Notícias ao Minuto

21:18 - 06/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ciberataques

Um grande ciberataque, esta segunda-feira, afetou gravemente toda a atividade do Hospital Clinic de Barcelona, obrigando ao cancelamento de 150 cirurgias não urgentes e cerca de três mil consultas.

Numa conferência de imprensa, o diretor do hospital, Antoni Castells, disse que a instituição "não consegue prever quando é que o sistema estará de volta ao normal".

Castells afirmou, citado pela Associated Press, que foi implementado um plano de contingência, que permitirá ao hospital gerir a situação durante alguns dias.

O ataque danificou todo o sistema informático, deitando abaixo os computadores dos laboratórios, da sala de emergências e da farmácia, em três dos blocos centrais e de várias clínicas no estabelecimento.

O hospital de Barcelona também disse que todo o trabalho burocrático em papel está a ser realizado normalmente, e os casos mais urgentes estão a ser encaminhados para outros hospitais.

O governo regional da Catalunha entretanto disse que a agência de cibersegurança da região está a trabalhar para reparar a situação e restaurar o sistema.

A agência apontou ainda o dedo a um grupo de hackers conhecido como 'Ransom House', que opera fora de Espanha. As autoridades recusaram a hipótese de pagar aos piratas informáticos qualquer valor que o grupo peça.

Leia Também: IBM: Portugal foi o terceiro país europeu com mais ciberataques em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório