Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Sismos na Turquia foram há exatamente um mês. Eis como está agora Nurdagi

Assinala-se, esta segunda-feira, um mês após os sismos que assolaram o sul da Turquia e o norte da Síria. Pelo menos 50 mil pessoas morreram.

Notícias ao Minuto

12:02 - 06/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo na Turquia

Foi na madrugada de 6 de fevereiro que um sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, atingiu fortemente o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria. Horas depois registaram-se várias réplicas, entre as quais uma de magnitude 7,5.

Passado um mês, imagens - que pode ver na galeria acima - mostram como está a cidade turca de Nurdagi, na província de Gaziantep. Apesar dos destroços e dos acampamentos provisórios, começam a surgir os primeiros sinais de normalidade naquela que foi uma das províncias mais afetadas da Turquia.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 50.000 pessoas morreram nos terramotos nos dois países, incluindo cerca de 6.000 pessoas na Síria.

Na semana passada, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu perdão pelo atraso no socorro após os sismos, especialmente na província de Adiyaman. “A destruição afetou tantos edifícios (...) que, infelizmente, não conseguimos fazer as nossas intervenções com a rapidez que esperávamos”, declarou na ocasião

Veja, na galeria acima, como está atualmente a cidade de Nurdagi.

Leia Também: Turquia não pode travar "muito mais tempo" a adesão da Suécia à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório