Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Haia condena Germain Katanga a 12 anos de prisão

O Tribunal Penal Internacional (TPI) condenou hoje o ex-líder de milícia congolês Germain Katanga a 12 anos de prisão por assassínios durante um ataque em 2003 à aldeia de Bogoro, na República Democrática do Congo (RDCongo).

Haia condena Germain Katanga a 12 anos de prisão
Notícias ao Minuto

12:00 - 23/05/14 por Lusa

Mundo TPI

"Determinamos uma pena conjunta de 12 anos de prisão", disse o juiz Bruno Cotte durante a leitura da sentença, que visava estabelecer a duração da pena.

Em março, o TPI tinha considerado Katanga, de 36 anos e conhecido localmente como Simba (leão), culpado de cumplicidade em crimes de guerra e contra a humanidade, por facilitar e coordenar o fornecimento de armas aos membros da sua milícia em Ituri, no nordeste da RDCongo, onde se situa a aldeia de Bogoro. Foi absolvido das acusações de violação e do recrutamento de crianças soldado.

No dia 24 de fevereiro de 2003, a milícia de Katanga, Força de Resistência Patriota em Ituri, de base étnica lendu e ngiti, invadiu e pilhou a localidade de Bogoro, de etnia hema, violou mulheres e matou numerosas pessoas.

Para a determinação da duração da pena, os magistrados tiveram em conta a "gravidade" dos crimes cometidos e o papel "significativo" do acusado na realização dos mesmos.

"Os crimes, dirigidos contra a população de etnia hema, visavam a eliminação da aldeia de Bogoro e da sua população", referiu o juiz.

A colaboração de Katanga com os procedimentos do tribunal e o facto de o acusado ter seis filhos constituíram atenuantes para a duração da pena.

Segundo o tribunal, entre janeiro de 2002 e dezembro de 2003, mais de 8.000 civis foram mortos e mais de meio milhão de pessoas foi forçado a abandonar as suas casas em Ituri devido a conflitos étnicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório