Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Homem acolhe gato... que afinal era animal selvagem em vias de extinção

Apesar do entusiasmo de ter acolhido o felino, o homem a viver em Yunnanna, na China, dirigiu-se à polícia três dias depois e reportou que tinha apanhado involuntariamente um gato-leopardo

Homem acolhe gato... que afinal era animal selvagem em vias de extinção
Notícias ao Minuto

09:19 - 02/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo China

Um homem que acolheu um animal vadio que encontrou em terras agrícolas nas encostas da província de Yunnan, no sudoeste da China, foi apanhado de surpresa quando se apercebeu que, afinal, o que achava ser um gato, era um espécie em vias de extinção.

De acordo com o The Sun, o homem avistou o animal a passear sozinho num terreno e decidiu levá-lo para casa.

No entanto, o 'bom samaritano' acabou por aperceber-se de que não era um gato doméstico que tinha convidado para a sua casa.

Apesar do entusiasmo de ter acolhido o felino, o homem dirigiu-se à polícia três dias depois e reportou que tinha apanhado involuntariamente um animal selvagem.

A criatura doce era de facto um Prionailurus bengalensis - mais comummente conhecido como gato-leopardo. Esta espécie em vias de extinção cresce até ao tamanho de um gato doméstico e encontram-se comummente em toda a China.

Apesar de algumas diferenças na aparência, são muitas vezes confundidos com pequenos gatos perdidos. Os gatos-leopardo são, na realidade, caçadores noturnos, mamíferos perseguidores lagartos, aves e ratos na escuridão.

As autoridades estão agora a tentar reunir o gato leopardo com a sua mãe após o bem intencionado salvamento ter corrido mal. "Embora o agricultor tivesse boas intenções, o melhor caminho a seguir teria sido deixar o gatinho em paz", apontaram.

Leia Também: Britânicos consideraram abate de gatos no início da pandemia da Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório