Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Putin assina lei para suspender participação da Rússia em acordo nuclear

A lei entra em vigor a partir do momento de sua publicação oficial.

Putin assina lei para suspender participação da Rússia em acordo nuclear
Notícias ao Minuto

16:59 - 28/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, acaba de assinar uma lei que suspende a participação da Rússia no Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas, o New START. Segundo a agência TASS, o documento foi publicado esta terça-feira, 28 de fevereiro.

A lei entra em vigor a partir do momento de sua publicação oficial.

Ratificado em 2010 pelo então Presidente dos EUA Barack Obama e pelo seu homólogo russo Dmitry Medvedev, o tratado New START limita o número de ogivas nucleares que os EUA e a Rússia podem instalar. Entrou em vigor em 2011 e, em 2021 — após Biden assumir a presidência dos EUA —, e foi estendido por mais cinco anos. O tratado permite que os EUA e a Rússia fiscalizem mutuamente o seu cumprimento.

Moscovo e Washington estavam então comprometidos a não instalar mais de 1.500 ogivas nucleares estratégicas e a limitar até 700 os mísseis e bombardeiros de longo alcance.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram mais de oito mil civis desde o início da guerra e 13.287 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: EUA instam Rússia a cumprir Tratado de Redução de Armas Nucleares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório