Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Novo sismo (agora de magnitude 5,2) faz abalar a Turquia

Foram já contabilizadas uma vítima mortal e 69 pessoas feridas, de acordo com as autoridades turcas.

Novo sismo (agora de magnitude 5,2) faz abalar a Turquia
Notícias ao Minuto

09:35 - 27/02/23 por Ema Gil Pires

Mundo Sismo

Três semanas depois dos grandes sismos que mataram mais de 50 mil pessoas na Turquia e na Síria, voltou a registar-se um novo abalo em território turco, desde vez de magnitude 5,2 na Escala de Richter, segundo a informação avançada pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM).

O abalo aconteceu pelas 12h04, hora local (9h04 em Portugal Continental).

O epicentro, localizado no leste da Turquia e a uma profundidade de apenas cinco quilómetros, ocorreu a  11 quilómetros a sul da cidade turca de Malatya e a 128 quilómetros a nor-noroeste de Şanlıurfa, também no país.

O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico dá ainda conta de que este novo sismo foi classificado como sendo de intensidade moderada (IV) na Escala de Mercalli Modificada.

Segundo os relatos fornecidos por alguns cidadãos no site da referida organização, o abalo foi fortemente sentido por populações na Turquia, Síria e, também, no Líbano.

Entretanto, Mehmet Cinar, o autarca de Yesilyurt - cidade onde se registou o epicentro do sismo - deu conta de que há registo do desabamento de alguns prédios, reporta a Reuters. Foram já contabilizadas uma vítima mortal e 69 pessoas feridas, de acordo com as autoridades turcas.

De recordar que os sismos de 6 de fevereiro (de magnitudes 7,8 e 7,5), que tiveram epicentro em território turco e ao qual se seguiram centenas de réplicas (algumas delas intensas), provocaram, de acordo com os mais recentes dados, pelo menos 50 mil mortos, tanto em território turco, como sírio. Centenas de milhares de pessoas, por sua vez, ficaram feridas.

Várias infraestruturas, por sua vez, ficaram completamente destruídas, tendo sido muitos os cidadãos de ambos os países a perder tudo aquilo que, até então, possuíam. 

[Notícia atualizada às 10h57]

Leia Também: Sismo. Chegam a Damasco primeiros aviões de ajuda da UE à Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório