Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sismo. Turquia detém 184 suspeitos de construções corruptas em prédios

Na província de Gaziantep, o presidente da câmara do distrito de Nurdagi - que é do Partido AK, de Erdogan - foi um dos detidos no âmbito das investigações sobre a queda dos prédios.

Sismo. Turquia detém 184 suspeitos de construções corruptas em prédios
Notícias ao Minuto

10:45 - 26/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo na Turquia

A Turquia prendeu 184 pessoas suspeitas de terem responsabilidade pelo desabamento de edifícios durante os terramotos que abalaram o país este mês.

Além disso, segundo o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, citado pela Reuters, no sábado, as investigações estão a aumentar, uma vez que muitos consideram as práticas de construção corruptas nesses edifícios.

Entre as pessoas formalmente detidas e que se encontram sob custódia contam-se 79 empreiteiros, 74 pessoas que têm responsabilidade legal pelos edifícios, 13 proprietários e 18 pessoas que fizeram alterações aos edifícios, acrescentou.

Na província de Gaziantep, o presidente da câmara do distrito de Nurdagi - que é do Partido AK, de Erdogan - foi um dos detidos no âmbito das investigações sobre a queda dos prédios, noticiou a emissora estatal TRT Haber e outros meios de comunicação social.

Mais de 600 pessoas foram investigadas perante possível relação com a queda dos prédios.

Da noite para o dia, o número de mortos pelos terramotos, o mais poderoso dos quais ocorreu na calada da noite de 6 de fevereiro, subiu para 44.128 na Turquia. Isso elevou o número total de mortes na Turquia e na vizinha Síria para mais de 50 mil.

Mais de 160 mil edifícios com 520 mil apartamentos desabaram ou foram severamente danificados na Turquia, o pior desastre da história moderna do país.

O Presidente Tayyip Erdogan, que enfrenta o maior desafio político da sua governação de duas décadas nas eleições agendadas para junho, tinha prometido iniciar investigação após os sismos.

Quase dois milhões de pessoas desalojadas pela catástrofe estão a ser alojadas em tendas, casas de contentores e outras instalações na região e em outras partes do país.

Mais de 335.000 tendas foram montadas na zona afetadas pelos sismos e estão a ser criadas habitações em contentores em 130 locais, enquanto que cerca de 530 mil pessoas foram evacuadas das áreas afetadas.

Leia Também: Sismo. Número de mortos na Turquia sobe para 43.556

Recomendados para si

;
Campo obrigatório