Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Explosão em mercado no noroeste da China

A explosão ocorrida hoje num mercado de Urumqi, no noroeste da China, causou 31 mortos e mais de 90 feridos, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Explosão em mercado no noroeste da China
Notícias ao Minuto

06:40 - 22/05/14 por Lusa

Mundo Xinjiang

A informação da Xinhua, que cita as autoridades locais, foi divulgada cerca das 13.00 (06:00 em Lisboa).

A explosão ocorreu ao princípio da manhã (hora local), num mercado ao ar livre perto do centro de Urumqi, a capital do Xinjiang, uma região autónoma da China, de maioria muçulmana.

Dois veículos 4x4 avançaram sobre a multidão no mercado, enquanto explosivos eram lançados a partir dos carros, tendo um deles acabado por explodir, informou a Xinhua, citando testemunhas do ataque.

Os feridos foram transportados para o hospital, informou a polícia.

Chamas e densas colunas de fumo foram avistados e o local foi isolado.

Xinjiang é um território cerca de 17 vezes maior que Portugal e com apenas 23,5 milhões de habitantes, muito rico em recursos minerais, que confina com o Afeganistão, Paquistão e várias ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central.

Os uigures, um povo de religião muçulmana e cultura turcófona, constituem cerca de 45% da população, mas o número de han, a principal etnia da China, tem vindo a aumentar muito ao longo do último meio século.

Os uigures queixam-se de pressões e perseguições por parte das autoridades e de uma política repressiva face à sua religião e cultura.

Desde 2009, a região é palco frequente de violência, a qual se intensificou nos últimos meses e é classificada por Pequim como fruto de atos "terroristas" que atribui a movimentos separatistas e islamitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório